Entrando no Clima

O primeiro debate “Entrando no Clima” representou um marco para estimular a participação da juventude brasileira no debate sobre as mudanças climáticas globais, visando inicialmente influenciar a definição de meta brasileira a ser apresentada na Conferência do Clima que se realizará em dezembro na COP21 de Paris. Apresentações de alto nível técnico ofereceram a um público variado uma visão panorâmica da questão fundamental para toda a Humanidade, mostrando a profunda conexão entre diversas temáticas que configuram a complexidade do problema em todo o mundo. Cercas de 80 pessoas – jovens, consultores, jornalistas, administradores públicos e gestores de ONGs – compareceram para participar do debate no salão nobre da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo. Mais 320 internautas acompanharam partes da transmissão online no canal Engajamídia.  

No primeiro período do “Entrando no Clima”, foram mostrados detalhes dos impactos na administração pública e na saúde da população, os esforços das ONGs e os interesses empreendidos por empresas globais e investidores, com informações inéditas e complementares, no contexto do diálogo aberto pelo governo brasileiro, representado no evento pelos responsáveis sobre as questões climáticas dos Ministérios do Meio Ambiente e das Relações Exteriores. No segundo período, na tarde do dia 1° de Julho, foram apresentados aspectos da construção das metas nacionais para a COP 21 em alguns países da América Latina, e também as formas de mobilização de redes – principalmente de jovens – para seguir influenciando a transição para uma economia de baixo carbono. (Veja quem foram os palestrantes na programação.)

Na última parte do evento, os participantes se dividiram em cinco grupos para elaborar propostas de ação que conduzam a uma meta ambiciosa, a serem apresentadas ao governo brasileiro como contribuição da juventude brasileira. Os temas debatidos foram: adaptação, financiamento, mitigação, meios de implementação e mobilização. As propostas elaboradas estão sendo consolidadas pelas entidades organizadoras do debate. Um resumo delas você pode ver a partir dos 8:44:30 da gravação hospedada no canal Engajamídia.

“Entrando no Clima” é um projeto do IPAM – Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia com parceria e execução da organização de jovens Engajamundo selecionado pela Plataforma Climática Latinoamericana para integrar o programa da CDKN – Climate and Development Knowledge Network. Além das parcerias com o Observatório do Clima e SPVS – Sociedade de Pesquisa da Vida Selvagem, tem o apoio do GVces – Centro de Estudos da Sustentabilidade Fundação Getúlio Vargas, da Envolverde, da Report Sustentabilidade e da urucum.tv. O projeto prossegue com formações de jovens em dez Estados brasileiros, de julho a setembro, e terá um segundo debate, no início de outubro, após a divulgação da meta oficial brasileira para a COP21.

Veja aqui os participantes e a programação completa do evento.

Aguarde mais notícias e se engaje “Entrando no Clima”!! (Engajamundo/ #Envolverde)  

FONTE: http://ipam.org.br/noticias/Entrando-no-Clima/3280/destaque     

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.