Sobe para 44 número de cidades em emergência por conta da cheia no AM

Silves e Autazes passaram a integrar listagem de cidades em emergência. Quase 2 mil famílias foram afetadas diretamente nos dois municípios.

1. 552 famílias foram atingidas diretamente com a subida do nível do rio em Autazes (Foto: Divulgação/Defesa Civil)

Subiu para 44 o número de cidades em situação de emergência no Amazonas. Nesta segunda-feira (15), Silves e Autazes passaram a integrar a lista. De acordo com a Defesa Civil, quase 2 mil famílias foram afetadas diretamente nos dois municípios. Boca do Acre, permanece em Estado de Calamidade Pública. Mais de 445,1 mil pessoas foram atingidas em todo estado.

Segundo a Defesa Civil, com o decreto, os municípios entram no cronograma de atendimento humanitário do órgão.

O órgão informou ainda que 420 famílias foram afetadas em Silves, a 203 km de Manaus. Já em Autazes, a 112 km da capital, o contingente é maior, são 1.552 famílias atingidas diretamente com a subida do nível do rio.

O número de famílias atingidas pela enchente em todo estado chega a 89 mil. Já a quantidade de pessoas passa de 445 mil.

Verbas

O estado disponibilizou R$ 3,4 milhões para 12 prefeituras. São Elas: Boca do Acre, Envira, Itamarati, Eirunepé, Benjamin Constant, Carauari, Maraã, Careiro da Várzea, Manacapuru, Juruá, Itacoatiara, Jutaí.

O Ministério da Integração Nacional (MI) autorizou o repasse de R$ 2,5 milhões para ações de socorro em Parintins, São Paulo de Olivença, Japurá e Benjamin Constant. As portarias foram publicadas na terça-feira (9) no Diário Oficial da União. Na segunda-feira (8), o MI já havia autorizado repasse de verba para nove municípios do Amazonas

Ajuda

Mais de 556 toneladas de cestas básicas e kits para higiene já foram entregues às famílias atingidas pela enchente em todo o estado.

O objetivo é garantir alimentos aos ribeirinhos, que nesta época ficam com a produção agrícola comprometida. Além de alimentos, a população recebe kits de dormitório (colchões, redes, mosquiteiros), medicamentos, filtros de água e hipoclorito de sódio.

 

 

 

 

Fonte: G1

VER MAIS EM:

http://amazonia.org.br/2015/06/sobe-para-44-numero-de-cidades-em-emergencia-por-conta-da-cheia-no-am/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *