Série Gente Awá

Série Gente Awá episódio 1 – Nossa Casa: Guarani-Kaiowá

Considerados hoje o segundo maior grupo indígena do país, com quase 50 mil pessoas, os Guarani-Kaiowá enfrentam uma difícil situação social devido à forte pressão política do agronegócio. Diante da total impossibilidade de constituir uma vida digna nas antigas reservas onde até hoje estão confinados, eles organizam, desde os anos 80, um dos mais persistentes movimentos de luta pela terra no Brasil. O filme mostra as consequências da lentidão no processo judicial de seus territórios tradicionais na região do Mato Grosso do Sul. Atualmente, são mais de 30 acampamentos reivindicando a demarcação dos chamados tekoha – “o lugar onde se pode viver do nosso jeito”.

Série Gente Awá episódio 2 – Nossa Casa: Awá-Guajá

Formada por pouco mais de 360 pessoas habitando três terras indígenas no noroeste do Maranhão, a etnia Awá-Guajá é conhecida como um dos grupos indígenas mais ameaçados do mundo. Esse povo, de língua da família tupi-guarani, foi contatado nos anos 80 a partir da expansão do Projeto Carajás. Recentemente, o Ministério da Justiça concluiu o processo de desintrusão (retirada dos brancos) das terras Awá. Vivendo em uma região de confluência entre o avanço do agronegócio e da mineração, as pressões da indústria madeireira ilegal e os fluxos migratórios oriundos das pobres cidades do interior, os Awá-Guajá enfrentam grandes dificuldades para manter seu modo de vida como caçadores, pois dependem da manutenção de suas florestas.

Série Gente Awá episódio 3 – Terra Justa

“Há muita terra para pouco índio”, esse é o senso comum do brasileiro quando se trata da distribuição de terras indígenas no país. A fim de desconstruir esta percepção, o episódio registra diferentes realidades vividas pelos indígenas dentro e fora da Amazônia legal. O filme busca compreender as tensões que envolvem a problemática das terras tradicionais desses povos, além de esclarecer a violação de seus direitos, em um recorte temporal que vai da ditadura militar até os dias de hoje.

Série Gente Awá episódio 4 – Quem tem terra tem tudo?

Nas diversas culturas indígenas, terra e modo de vida são elementos indissociáveis. A partir da pergunta “quem tem terra tem tudo?”, o documentário debate questões que se centram na vulnerabilidade dos povos indígenas, desde aqueles que vivem em isolamento voluntário até os que se encontram na linha de embate com as sociedades não-indígenas.

Série Gente Awá episódio 5 – O índio no imaginário brasileiro

A representação do índio continua se apoiando em estereótipos questionáveis, que levam a muitos preconceitos. Se ele está na floresta, é selvagem; se está na cidade, não é índio. Seria preciso determinar um lugar para ele, lá ou cá? Esse episódio busca romper com o mito da figura do “indígena atemporal” e mostrar que o “lugar” do índio não está somente em algo físico. A questão territorial, mostrada no episódio anterior, é apenas um meio para explicitar a violação de direitos que a população indígena sofre hoje.

VER MAIS EM:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *