Pesquisadores do Inpa participam de ciclo de debates em Roraima sobre mudanças climáticas

Para estreitar os vínculos institucionais de um convênio de cooperação técnico-científica firmado entre o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) e a Universidade Federal de Roraima (UFRR), pesquisadores do Inpa participarão, nesta quarta e quinta-feira (10 e 11), de um ciclo de debates onde serão abordados os vários aspectos relacionados às mudanças climáticas do passado, clima presente e futuro.    

Com o tema central “Mudanças climáticas sob uma perspectiva amazônica multidisciplinar” o evento reunirá, em dois dias de debates, no auditório do Núcleo de Estudos Comparados da Amazônia (Necar/UFRR), situado na Av. Cap. Ene Garcez, 2413, Bloco I, em Roraima, cientistas de várias instituições que também discutirão os aspectos jurídicos relacionados ao ambiente, as mudanças climáticas sob a ótica do desenvolvimento regional e debaterão a cooperação internacional.

“Este evento é uma excelente ocasião para que haja um entrelaçamento entre o Inpa e as instituições regionais onde o Instituto tem atuação, cumprindo desta forma com sua designação social para a realização de pesquisas na região amazônica”, diz o pesquisador do Inpa, Celso Morato, coordenador do Grupo de Pesquisa Biodiversidade de Roraima, vinculado ao Núcleo de Apoio à Pesquisa em Roraima. 

Foto floresta banner Fernanda Farias

No painel “Mudanças climáticas – passado, presente e futuro”, que acontece na manhã desta quarta-feira, a pesquisadora do Inpa, Maria Lucia Absy, apresentará a palestra “Paleoclimas e biodiversidade” para mostrar os resultados das mudanças do clima e da vegetação do passado na Amazônia e o pesquisador Luiz Antonio Cândido fará palestra sobre modelagem climática.

À noite, será apresentado o painel “Mudanças climáticas e a abordagem multidisciplinar: cooperações interinstitucionais e relações internacionais” onde o diretor do Inpa, o pesquisador Luiz Renato de França, irá palestrar sobre as oportunidades oferecidas pelo Inpa no campo da pesquisa; já o pesquisador Ruy Vasconcelos da Fonseca falará sobre cooperação internacional.

Além do Inpa, participarão como palestrantes pesquisadores da Embrapa, professores da UFRR e de instituições particulares de ensino superior da região. O ciclo de palestras é uma organização da UFRR, por meio do Necar, Laboratório de Métricas da Paisagem (Mepa) e Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Amazônia, em parceria com o Inpa em Roraima.

Por Luciete Pedrosa – Ascom Inpa

Foto: Fernanda Farias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *