Novidade para muitos, Brasil possui um vulcão e ele é o mais antigo do mundo

As crianças brasileiras sempre aprenderam nas escolas que o Brasil é um país único, sem terremotos, tornados ou vulcões, além de uma exuberante natureza. Ao contrário da lenda urbana que afirma sobre a inexistência de vulcões no país, as terras tupiniquins possuem dois exemplares bem camuflados, mas que não passaram despercebidos pelos geólogos.

O ‘pequeno’ cume ao centro da foto é um dos cones vulcânicos que estão localizados dentro da enorme cratera do Vulcão

Localizados nas regiões sudeste e norte do Brasil, eles possuem ‘status’ diferentes na visão dos estudiosos. O primeiro a ser descoberto foi o vulcão “Amazonas” e o segundo ainda está em fase de avaliação pelos geólogos. Apelidado de “Nova Iguaçu”, o suposto novo cone vulcânico ainda não foi confirmado oficialmente como o segundo exemplar brasileiro, mas já é tratado como tal por muitos especialistas.

Além de ser considerado o primeiro e único brasileiro, o vulcão Amazonas é o mais antigo do mundo. Datado de 1,9 bilhão de anos atrás, seu cone chegou a ter 400 metros de altura no auge das erupções e hoje possui uma cratera de aproximadamente 22 km de diâmetro. Localizada entre os rios Jamanxim e Tapajós, numa região que é conhecida como Uatumã, a área é formada por rochas vulcânicas que mostram a potência das antigas erupções. A cidade mais próxima é Itaituba, no Pará.

Afinal, há motivos para preocupação dos brasileiros? Segundo os geólogos, ele está inativo há muito tempo e não há qualquer indício que possa voltar a atividade qualquer dia, porém a natureza é sempre uma caixinha de surpresas.

Ao contrário de seu ‘primo’ que de fato já foi confirmado pela ciência, o vulcão de “Nova Iguaçu” ainda não é oficialmente o segundo em solo brasileiro, mas está sendo estudado para comprovar a hipótese. Localizado na região da cidade de mesmo nome, o vulcão ainda é uma possibilidade que foi levantada devida a composição do solo do local ser rica em rocha vulcânica, além de piroclástica. Porém, ao contrário do vulcão da Amazônia, o carioca (se existir mesmo!) está extinto e não tem possibilidade de voltar a entrar em erupção.

Se hoje o território brasileiro possui ‘apenas’ um vulcão, no passado poderia ser chamado de “terra de lava”. Todo o gigantesco trecho entre os estados do Amazonas e Santa Catarina era ocupado por dezenas de pequenos e grandes cones que viviam em constante erupção. Este cenário diferente no Brasil ainda é comum no exterior. Atualmente, existem pelo menos 550 vulcões ativos no mundo, sendo que o maior de todos é o Mauna Loa, no Havaí. Ele mede cerca de 5,2 mil km².

Fonte: Uol – EcoViagemhttp://ecoviagem.uol.com.br/noticias/curiosidades/turismo/novidade-para-muitos-brasil-possui-um-vulcao-e-ele-e-o-mais-antigo-do-mundo-18457.asp

http://portaldoamazonas.com/novidade-para-muitos-brasil-possui-um-vulcao-e-ele-e-o-mais-antigo-do-mundolocalizacao-amazonas

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u6424.shtml

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *