Câmara dos Deputados – Comissão promove seminário com ministra do Meio Ambiente sobre Conferência do Clima

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável promove na quinta-feira (11) o seminário “As Mudanças Globais do Clima: preparatório à 21ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP 21”. O evento começa às 9 horas, no plenário 2. 

Na abertura, estão previstas as presenças da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; do subsecretário-geral de Meio Ambiente, Energia, Ciência e Tecnologia, do Ministério das Relações Exteriores, José Antônio Marcondes de Carvalho; do presidente do Conselho Diretor do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, Carlos Afonso Nobre; e do presidente da comissão, deputado Átila Lira (PSB-PI).

Átila Lira, um dos deputados que solicitaram o evento, assinala que a COP 21 é de suma importância porque deverá concluir um acordo internacional sobre mudanças climáticas, para entrar em vigor em 2020, em substituição ao Protocolo de Kyoto, de 1977, “que teve resultados decepcionantes”.

Danos irreversíveis
Na opinião do parlamentar, como a Conferência precisa adotar um novo protocolo abrangente, incluindo todos os países, com medidas que reduzam a poluição em geral e as emissões de gases de efeito estufa, “é conveniente ressaltarmos a gravidade e o alerta do Painel Internacional de Mudanças Climáticas (IPCC)”.

Em 2 de novembro do ano passado, o IPCC, que é ligado às Nações Unidas, divulgou minucioso estudo de 800 cientistas que analisaram em torno de 30 mil trabalhos desenvolvidos nos últimos anos sobre o tema. O resultado alerta para o fato de que danos causados, até então pelo aquecimento global, poderão ser irreversíveis. Aponta também, com toda clareza, que os agentes causais do problema são a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento.

“Uma constatação nada alvissareira que assume proporções mais preocupantes diante da atual crise hídrica e de abastecimento no Sudeste brasileiro provocada, em grande medida, pelo desmatamento das nossas bacias hidrográficas.”

Confira a programação do seminário.

 

Da Redação – RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura ‘Agência Câmara Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *