Inpa e Ampa criam fundo para ações que incentivam a preservação ambiental

O fundo ambiental faz parte da Campanha Alerta Vermelho que tem como objetivo apoiar a fiscalização ambiental, assim como buscar alternativas sustentáveis para as comunidades ribeirinhas     

A Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa), que atua em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), lançou nova ação da Campanha Alerta Vermelho de proteção aos botos da Amazônia. Dessa vez, a organização criou um fundo para auxiliar nas atividades ambientais.

Doando certa quantia em dinheiro, os ativistas receberão em troca recompensas exclusivas do Projeto, como agradecimento à boa ação. “O Kickante é um site seguro e um dos maiores sites do mundo de crowdfunding (financiamento coletivo), arrecadando fundos para causas nobres no Brasil afora, tirando muitos projetos sensacionais do papel. Por isso, apostamos que o fundo será um sucesso”, ressalta Jone César Silva, diretor da Ampa.

O fundo pretende combater as atividades ilegais de caça e pesca do boto, por meio do engajamento e da participação ativa das pessoas, dentro e fora da região Amazônica. A estratégia dessa vez é um financiamento coletivo, para conseguir patrocínio.

O Crowdfunding, ganhou visibilidade no Brasil e atualmente funciona como um sistema para arrecadação de recurso para organizações não governamentais.

Campanha Alerta Vermelho

Uma parceria entre o Inpa com a Ampa, a campanha Alerta Vermelho, foi lançada no dia 20 de julho de 2014 e pretende combater a matança cruel e indiscriminada dos botos da Amazônia que servem de isca para a captura da piracatinga (Calophysus macropterus).

Uma das ações da campanha foi uma petição online para o adiantamento da moratória de pesca da piracatinga, divulgada no Diário Oficial da União, no dia 18 de julho de 2014, pelos Ministérios de Pesca e Agricultura e Meio Ambiente. Essa moratória suspendeu a pesca e comercialização da piracatinga, desde janeiro do corrente ano.

O objetivo da interrupção temporária da pesca da piracatinga tem como principal objetivo a realização de estudos e avaliações para identificar técnicas e métodos ou alternativas produtivas, econômicas e socialmente viáveis e sustentáveis para o exercício e controle da atividade pesqueira da piracatinga. Atualmente, grande parte da captura de piracatinga é feita com carne de jacaré e boto-vermelho, também conhecido como boto cor-de-rosa, que é um animal protegido por lei, desde 1967.

Por Séfora Antela /Ascom Ampa

http://portal.inpa.gov.br/index.php/ultimas-noticias/1450-inpa-e-ampa-criam-fundo-para-acoes-que-incentivam-a-preservacao-ambiental

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *