RR – Estado tem 55 mil indígenas de dez etnias

Os 55 mil índios que vivem nas aldeias e os 30 mil que moram nas cidades correspondem a 17% da população roraimense.

aHR0cDovL3d3dy5mb2xoYWJ2LmNvbS5ici9ub3ZvL2FkbWluL3B1YmxpYy9pbWFnZXMvbm90aWNpYV9jYXBhL3BvcHVsYcOnw6NvLWluZGlnZW5hLVJSLmpwZw==

Comemorado em 19 de abril, o Dia do Índio é lembrado por lideranças indígenas em todo o Estado como um misto de simbologia e representatividade aos povos nativos. De acordo com dados do Conselho Indígena de Roraima (CIR), os 55 mil índios que vivem nas aldeias e os 30 mil que moram nas cidades correspondem a 17% da população roraimense.

Para o coordenador do CIR, Mário Nicacio, que é da etnia Wapichana, o reconhecimento acerca das batalhas travadas pelos povos indígenas em Roraima é tão importante quanto à data. “A gente considera que todo dia é dia do índio. Então, para nós, é um significado muito importante ter o nosso dia. Vemos que algumas escolas e universidades não indígenas estudam mais sobre os índios, reconhecendo as batalhas políticas, econômicas e sociais que enfrentamos aqui em Roraima”, disse.

Ele citou a conquista dos direitos dos povos indígenas, lembrado desde quinta-feira passada, com o festejo do 10° ano de homologação da comunidade Taba Lascada, localizada no Município do Cantá, Centro-Leste do Estado. “Estamos travando várias batalhas para conquistar os direitos do nosso povo, e contamos com a sociedade como um todo nessa luta”, destacou.

Por: LUAN GUILHERME CORREIA

FONTE: Jornal Folha de Boa Vista

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *