Cartilhas sobre ciência do clima, ecossistema amazônico e hidrogeogafia do rio Madeira serão lançadas pelo LBA/Inpa

Com a finalidade de tornar o conhecimento científico mais acessível com uma linguagem simples e didática e, ao mesmo tempo, ilustrativa sobre os conceitos relacionados à ciência do clima, ao ecossistema amazônico e à hidrogeografia do rio Madeira, o Programa de Grande Escala Biosfera Atmosfera na Amazônia (LBA), coordenado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), lançará três cartilhas sobre esses assuntos. O lançamento será no Auditório da Ciência, no Bosque da Ciência/Inpa, nesta terça-feira (31), durante a palestra “A Água da Amazônia irriga o Sudeste?”.      

Estas publicações, que em breve serão disponibilizadas na versão digital no site do LBA , incluem três volumes baseadas nas pesquisas sobre os ciclos biogeoquímicos em ecossistemas distintos, a caracterização climática e a caracterização hidrológica da região no sul do Amazonas.

De acordo com o pesquisador do Inpa, Luz Antônio Cândido, um dos autores da cartilha “Desvendando a ciência do clima”, as publicações são voltadas ao público que está em fase de formação de conhecimento, como os estudantes de ensino médio e universitários. “Estas cartilhas são dedicadas aos jovens com o objetivo de tentar trazer o conhecimento científico da academia, que tem um teor de conteúdo mais aprofundado, para uma linguagem de fácil entendimento”.

As cartilhas são resultados do projeto “Potencialidades da região sul do Amazonas às mudanças ambientais e climáticas”, apoiada pelo Programa de Apoio ao Núcleo de Excelência (Pronex), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) com recursos do Conselho Nacional de desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

“Ecossistema Amazônico: importante agente para o equilíbrio biogeoquímico global” é outra cartilha a ser lançada pelo LBA. Apresenta conhecimentos básicos necessários para incentivar a preservação da floresta com seus constituintes físicos, químicos e biológicos, além de destacar a importância dos ciclos biogequímicos em ecossistemas distintos.  

A bolsista de pós-doutorado junto ao programa de pós-graduação em Clima e Ambiente do Inpa/UEA, a engenheira florestal Maria Terezinha Monteiro, explica que alguns dos resultados obtidos, a partir dos trabalhos realizados no sul do estado do Amazonas, especificamente, na região de Humaitá, ilustram a aplicação destes conhecimentos na prática da pesquisa científica. 

Já a cartilha “Noções de hidrogeografia – conhecendo o meu rio Madeira”, que também será lançada na próxima terça-feira trata da caracterização hidrológica da região no sul do Estado do Amazonas. Aborda procedimentos de mensuração e monitoramento dos rios amazônicos, inclusive sobre como ocorrem os eventos de cheias e secas no rio Madeira.

Por Luciete Pedrosa/Ascom Inpa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *