Bairro em Brasiléia/AC se aparta após alagação e virou uma ilha

Cerca de 3 mil moradores de Brasiléia podem virar bolivianos depois da enchente. E por culpa de um fenômeno da natureza. Um rio de água barrenta jamais botou tanto medo em alguém.

Postada em: 3 de Julho Notícias

As imagens são impressionantes mostram o que afinal tirou o sono dos moradores dos bairros Leonardo Barbosa e 28 de Maio, dos maiores bairros de Brasiléia, no extremo sul do Acre.

O que aconteceu já era de se esperar, o rio Acre resolveu cortar caminho entre duas curvas eliminando a única ligação dos dois bairros com o restante da cidade. Os dois bairros viraram uma ilha entre o Brasil e a Bolívia.

Postado em: 3 de Julho Notícias

Quem observa as imagens das barrancas do rio fragilizada pela erosão tem motivos para temer. As casas que ficavam à uma distância considerada segura, coisa de nove e dez metros do barranco, de um ano para o outro acabaram na beira do abismo.

Essa estreita faixa de terra, que fica entre as duas curvas do Rio Acre já tinha perdido 80% da largura original. Chegava a ter 75 metros de extensão. Agora apenas água divide Brasiléia da nova ilha Brasileira na fronteira.

Postada em: 3 de Julho Notícias

As imagens  mostram a parte que se tornou uma cratera de 5 metros de largura, mais perigosa, e por isso mais preocupante também, e que agora isolou os moradores dos referidos bairros.

A futura nacionalidade do bairro Leonardo Barbosa por enquanto está nas mãos da natureza e os moradores simplesmente sem poder fazer nada e sem saber o que de fato vai acontecer, já que estão na ilha do desespero.

Por Paula Alcântara 3 De Julho Noticias

FONTE: 3 DE JULHO NOTÍCIAS – Urgente: Bairro em Brasiléia se aparta após alagação e virou uma ilha – 3 de Julho Notícias (3dejulhonoticias.com.br) 

VER MATÉRIA NA ÍNTEGRA E OUTRAS IMAGENS EM: 3 DE JULHO NOTÍCIAS

NOTA DA ECOAMAZÔNIA: Em 2014 a erosão provocada pelo Rio Acre já assustava os moradores de Brasiléia e apontava a necessidade de medidas de apoio a população afetada. Ver: Bairro ilhado no Acre teme virar parte da Bolívia (ecoamazonia.org.br)