Prêmio da Biodiversidade encerra inscrições nesta sexta-feira, 13

Terminam nesta sexta-feira (13/02) as inscrições gratuitas para o Prêmio Nacional da Biodiversidade, organizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). Os interessados devem preencher o formulário online, disponível no endereço http://pnb.ana.gov.br, com inclusão de documentos anexos para cada trabalho inscrito em uma das sete categorias. O prêmio visa reconhecer iniciativas que se destaquem na buscar da melhoria ou manutenção do estado de conservação das espécies da fauna e da flora brasileiras.

Os vencedores serão conhecidos em cerimônia prevista para ocorrer no Dia Internacional da Biodiversidade, em 22 de maio, em Brasília. O prêmio se divide em sete categorias e cada trabalho só pode ser inscrito em apenas uma delas. As categorias são:

•    organizações não-governamentais (ONGs);
•    empresas;
•    sociedade civil (associações e cooperativas, entre outros);
•    academia (pesquisadores e instituições voltadas à produção científica e tecnológica);
•    órgãos públicos de todas as esferas;
•    imprensa (jornais, revistas, rádios, televisão e internet);
•    individual (cidadão que atua de maneira independente).
 
A categoria “Individual” merece destaque, segundo o diretor do Departamento de Conservação da Biodiversidade do MMA, Carlos Alberto Scaramuzza. “É importante lembrar que as iniciativas individuais só podem se inscrever por meio de indicação de terceiro e com duas cartas de apoio, ou seja, o próprio indivíduo não pode se inscrever no prêmio diretamente”, explica.

EDITAL

O regulamento completo do certame está descrito em edital. Os critérios de avaliação dos trabalhos inscritos incluem sua efetividade quanto ao estado de conservação da espécie, impactos ambientais e sociais e inovação.

 Os três melhores trabalhos de cada categoria serão classificados como finalistas. O vencedor receberá o Troféu Prêmio Nacional de Biodiversidade e os colocados em segundo e terceiro lugares levarão o certificado de finalista do concurso, além de concorrerem ao prêmio Júri Popular, e será escolhido por meio de votação eletrônica no site do MMA.

Por: Luciene de Assis – Edição: Marco Moreira

Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA) – Telefone: 61.2028 1227

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *