Cheia do Rio Acre já atingiu 8 mil pessoas em seis municípios

As cheias do Rio Acre já desabrigaram cerca de 8 mil pessoas em seis municípios: Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Cruzeiro do Sul e Rio Branco sofrem com as enchentes. Na capital, Rio Branco, ao menos 31,5 mil pessoas foram afetadas pela cheia. O rio chegou ao nível de 16,35 metros desde sua última medição feita às 6h de hoje (26) mas, segundo a Defesa Civil, ainda pode subir mais nos próximos dias.

Nível do rio chegou a 16,35 metros e pode subir mais nos próximos dias, diz Defesa Civil Divulgação/ Secom Acre
Nível do rio chegou a 16,35 metros e pode subir mais nos próximos dias, diz Defesa Civil Divulgação/ Secom Acre

Em Rio Branco, o prefeito Marcus Alexandre, assinou ontem (25) o Decreto 201, que altera o 193, que estabelecia as áreas em situação de emergência nas regiões atingidas pelo Rio Acre. O Decreto 201 ampliou o número de localidades afetadas pelas enchentes que agora atingem as áreas rurais.

Saiba Mais

Segundo o levantamento de ontem, feito pelo Sistema de Georreferenciamento (SIG) de Rio Branco, o número de casas atingidas passa de 9 mil. Pelo menos 732 famílias estão em abrigos oferecidos pela prefeitura, no Parque de Exposições, onde estão 2.696 pessoas. A estimativa é que 31,5 mil pessoas tenham sido atingidas na capital. O tenente-coronel do Corpo de Bombeiros George Santos explicou que a maior dificuldade é o deslocamento das equipes até o local das enchentes.

O  município  de  Brasileia  tem  286  famílias  em abrigos e 498 desalojadas Divulgação/Secom Acre
O município de Brasileia tem 286 famílias em
abrigos e 498 desalojadas Divulgação/Secom Acre

Em Brasileia e Epitaciolândia, cidades vizinhas, o Rio Acre baixou cerca de 50 centímetros nas últimas 24 horas. Às 18h, ele estava 14,69 metros acima do nível normal. Com 286 famílias em abrigos e 498 desalojadas, Brasileia tem 2.502 pessoas atingidas diretamente. Em Epitaciolândia, 94 famílias estão em abrigos públicos e 1.220 pessoas foram atingidas diretamente pelas cheias.

No município de Xapuri, o rio atingiu o nível de 18,08 metros. A cidade está com 133 famílias em abrigos, 478 desalojadas. Em Taruacá, o nível atingiu 10,02 metros e 17 famílias estão desabrigadas, além de 103 morando provisoriamente em abrigos. Em Cruzeiro do Sul, o nível do Rio Acre chegou a 13,39 metros. Sete famílias estão desabrigadas.

O governo do estado informa que presta atendimento às pessoas afetadas pelas enchentes desde o início das cheias, com a mobilização de equipes da Defesa Civil, dos bombeiros e da Polícia Militar. Ao mesmo tempo,monitora o volume das águas e presta auxílio às famílias retiradas de suas casas.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-02/cheia-do-rio-acre-ja-atingiu-8-mil-pessoas-em-seis-municipos

O jornal eletrônico O Alto Acre http://www.oaltoacre.com/ está veiculando imagens da cheia – alagação – na Faixa de Fronteira, entre o Brasil e a Bolívia. Imagens de Alexandre Lima. 

http://www.oaltoacre.com/imagens-aereas-de-brasileia-epitaciolandia-e-cobija-bolivia/

http://www.oaltoacre.com/alagacao-em-brasileia-parte-01/

http://www.oaltoacre.com/alagacao-em-epitaciolandia-parte-2/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *