Notícias sobre Povos Indígenas Isolados – CTI

Notícias do Centro de Trabalho Indigenista – CTI – Volume 70 – Janeiro de 2015

CTI

 

Índios isolados da Amazônia “cercados por madeireiros” fazem contato

21 de Janeiro de 2015

Não está claro por que o grupo fez contato agora. No entanto, uma mulher Awá já contatada disse à ONG CIMI: “Eles estavam cercados por madeireiros. Lá perto deles, ouvimos som tocando, muito barulho de motosserra, trator abrindo trilhas para puxar madeira e muitas árvores marcadas para ainda serem derrubadas. Então, dissemos: ‘Vamos com a gente, senão os madeireiros vão matar vocês’. Aí, eles vieram com a gente.”

Fonte: Survival International

 

If Brazil Bans Oil From Javari Border, Why Won’t Peru?

19 de Janeiro de 2015

Em 2007, o Peru fez concessões nos lotes 135 e 137 no Vale do Javari à empresa canadense Pacific Rubiales, que nos últimos anos passaram a realizar atividades sísmicas a menos de 1 km das terras indígenas Matsés e de áreas de proteção de povos isolados.

Fonte: The Huffington Post

 

“Así los tengan al frente Perupetro siempre va negar la existencia de indígenas aislados”

6 de Janeiro de 2015

Uno de los casos que hoy debe preocuparnos a todos es el de los indígenas aislados del lote 187 que Perupetro busca adjudicar para su explotación.

Fonte: Servindi

 

Indígenas que habitam Vale do Javari temem exploração de petróleo na fronteira

5 de Janeiro de 2015

De acordo com coordenador da Funai, Bruno Pereira, as áreas indígenas, tanto do lado peruano, quanto do lado brasileiro, são áreas ocupadas por índios isolados, cuja Funai ainda não tem referência.

Fonte: A Crítica

A corrida pelo ouro ameaça os Yanomami da Amazônia brasileira

28 de Dezembro de 2015

Um grupo de isolados sumiu e há relatos de jovens indígenas sendo abusadas. Os funcionários não sabem o que pode ter acontecido com o grupo, que por opção não mantém contato nem mesmo com os Yanomami de aldeias mais próximas. Mas temem que eles possam ter sido dizimados.

Fonte: El País Brasil

 

En bote evacuarán a dos comunidades hostilizadas por indígenas en aislamiento

24 de Dezembro de 2014

Momentos de tensión viven los pobladores de dos comunidades nativas de Madre de Dios quienes serán evacuados a la capital de esta región a fin de superar la hostilidad de aproximadamente doscientos indígenas de la etnia Masho Piro en situación de aislamiento voluntario.

Fonte: Servindi

 

Índios isolados atacam comunidade na Amazônia peruana em busca de comida

21 de Dezembro de 2014

Duzentos índios da etnia Mashco Piro, que vivem isolados da civilização, invadiram com violência uma comunidade nativa na fronteira entre o Peru e o Brasil em busca de comida, informou neste domingo o ministério peruano da Cultura, destacando que não houve feridos na ação.

Fonte: Estado de Minas

Con el objetivo de proteger a Pueblos aislados AIDESEP y MINCUL firmaron importante Convenio

20 de Dezembro de 2015

La Asociación Interétnica de Desarrollo de la Selva Peruana – AIDESEP y el Ministerio de Cultura, firmaron Convenio Específico con el objetivo de fortalecer, visibilizar y proteger a los pueblos indígenas en aislamiento y contacto inicial asentados en la amazonía peruana.

Fonte: Aidesep

 

Intercâmbio para experiências de gestão territorial e ambiental para proteção de povos indígenas na fronteira Acre-Madre de Dios

15 de Dezembro de 2014

O evento que contou com a participação de indígenas do Peru e do Brasil teve por objetivo a troca de experiências entre agentes de proteção de Reservas Territorias para Isolados (Madre de Dios – Peru) e Agentes Agroflorestais Indígenas (AAFI) do Acre, bem como apresentar as experiências práticas dos processos formativos do AAFI – ações de uso e manejo dos recursos naturais, mapeamentos participativos, implementação dos planos de gestão, entre outros.

Fonte: Observatório da Fronteira

No AM, líderes indígenas são mortos em confronto com índios isolados

10 de Dezembro de 2014

Duas lideranças indígenas da etnia matís foram assassinadas durante conflito com índios isolados do povo korubo, na aldeia Todowak, situada na Terra Indígena (TI) Vale do Javari, que fica no extremo oeste do Amazonas e na fronteira com o Peru.

Fonte: Portal AZ

ORAU respalda propuesta para garantizar territorios de PP.II. no contactados

5 de Dezembro de 2015

Por iniciativa propia,  las organizaciones indígenas de AIDESEP: entre ellas ORAU  demandan el reconocimiento del territorio integral de los pueblos indígenas autónomos y originarios pano, arawak y otros, que comprende  aproximadamente 8 millones de hectáreas.  Se trata de un Corredor Territorial más grande del mundo habitado ancestralmente por pueblos indígenas en situación de aislamiento y contacto inicial, localizado entre las fronteras de Perú-Brasil en los departamentos de Ucayali, Madre de Dios, Cusco, y del Estado de Acre en Brasil.

Fonte: Aidesep

 


 

Noticias de outros Povos Indígenas Isolados na América do Sul

Suspensão de liminar tem sido usada para violar direitos fundamentais

23 de Janeiro de 2015

Liminar referente à construção da Usina Hidrelétrica de São Manuel chamava a atenção para a inexistência do devido estudo do componente indígena, tendo em conta a presença de índios isolados na área impactada pela usina a ser construída na bacia do rio Teles Pires, na divisa entre Mato Grosso e Pará.

Fonte: Consultório Jurídico

 

ONU pide garantizar seguridad de los pueblos indígenas en Paraguay

20 de Janeiro de 2015

La relatora especial de la Organización de Naciones Unidas (ONU) sobre los Derechos de los Pueblos Indígenas, Victoria Tauli-Corpuz, pidió al Estado paraguayo que garantice los derechos y la seguridad de los nativos ayoreo totobiegosode, quienes viven aislados en la región del Chaco y se ven amenazados por esta deforestación.

Fonte: Aidesep

 

FENAMAD cumple 33 años de trabajo por la defensa de los pueblos indígenas

16 de Janeiro de 2015

AIDESEP  celebró este 16 de enero un año más de lucha por la defensa de los derechos territoriales de los pueblos indígenas en aislamiento voluntario o contacto inicial.

Fonte: Aidesep

FONTE: http://www.trabalhoindigenista.org.br/boletim/volume-70

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *