MPF/RO verifica situação das aldeias indígenas e comunidade ribeirinha no Pakaas

As aldeias indígenas Capoeirinha, Tanajura, Santo André, Graças a Deus e Bom Futuro, todas às margens do rio Pakaas, em Guajará-Mirim (RO), receberam a visita de representantes do Ministério Público Federal (MPF/RO). A visitação às aldeias faz parte do trabalho institucional do órgão para assegurar os direitos aos indígenas da região.

O procurador da República Daniel Dalberto e a antropóloga Rebeca Ferreira verificaram in loco as condições dessas comunidades. De acordo com o procurador, “o MPF/RO adotará as medidas ao seu alcance para encaminhar soluções. O que mais preocupa é a precária situação sanitária e de saúde das aldeias, pois é comum os indígenas serem forçados a beber água do rio, sem tratamento, o que ocasiona uma série de doenças. Também, não há postos de saúde minimamente preparados para o atendimento básico”.

O MPF/RO também visitou a reserva extrativista Barreiro das Antas, onde foi feita reunião com as famílias ribeirinhas a fim de buscar soluções viáveis às suas demandas históricas. Todas as visitas foram realizadas na última semana, entre os dias 19 a 22 de janeiro, e tiveram o apoio logístico e operacional do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Polícia Federal.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em Rondônia
Contato: (69) 3216-0511 / 8431-9761
E-mail: prro-ascom@mpf.mp.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *