Inscrições abertas para o Prêmio Nacional da Biodiversidade

Estão abertas, até 13 de fevereiro de 2015, as inscrições para o Prêmio Nacional da Biodiversidade. Instituída pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), a premiação reconhecerá ações e projetos que se destacaram pela conservação das espécies da fauna e da flora brasileira. A previsão é que os vencedores sejam divulgados em cerimônia marcada para 22 de maio de 2015. 

O Prêmio tem por finalidade reconhecer o mérito de iniciativas, atividades e projetos da academia,  organizações não governamentais, empresas, sociedade civil, órgãos públicos, imprensa e cidadãos que se destacam por buscarem a melhoria ou manutenção do estado de conservação das espécies da biodiversidade brasileira.

O prêmio se divide em sete categorias e cada trabalho só pode ser inscrito em apenas uma delas. As categorias são:

  • organizações não-governamentais,
  • empresas, sociedade civil (associações e cooperativas, entre outros),
  • academia (pesquisadores e instituições voltadas à produção científica e tecnológica),
  • órgãos públicos de todas as esferas,
  • imprensa (jornais, revistas, rádios televisão e internet) e
  • individual, destinada a ações desempenhadas por cidadão de maneira independente.

 

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, afirmou que a premiação tem o objetivo de promover novas práticas na área de biodiversidade. “A expectativa é que esse seja o principal prêmio ambiental do país e ajude a alavancar boas iniciativas”, declarou.

 

Formulário

As inscrições serão realizadas somente por meio do preenchimento de formulário online, pelo endereço http://pnb.ana.gov.br/ , com anexação de documentos.

Os órgãos, entidades e instituições interessados podem protocolar mais de um trabalho, desde que cada um deles seja inscrito em apenas uma categoria. Não serão aceitas trocas, alterações, inserções ou exclusões de parte ou da totalidade do material complementar após o término das inscrições.

A comissão julgadora será formada por pessoas de notório saber em temas relacionados à área de conservação e por um representante da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do MMA, que a presidirá, porém sem direito a voto.

Os critérios de avaliação incluem efetividade quanto ao estado de conservação da espécie, impactos ambientais e sociais e inovação.

Em cada categoria, os três melhores trabalhos serão classificados como finalistas. O vencedor receberá o Troféu Prêmio Nacional de Biodiversidade e os segundos e terceiros colocados levarão o certificado de finalista do concurso.

As iniciativas finalistas também concorrerão ao prêmio Júri Popular, que será eleito por meio de votação eletrônica no site do MMA.

 

(Agência Envolverde, via MMA)

Mais informações: http://www.mma.gov.br/biodiversidade/premionacionaldabiodiversidade

http://envolverde.com.br/ambiente/inscricoes-abertas-para-o-premio-nacional-da-biodiversidade/

http://www.jornaldaciencia.org.br/edicoes/?url=http://jcnoticias.jornaldaciencia.org.br/20-inscricoes-abertas-para-o-premio-nacional-da-biodiversidade/

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *