Consenso sobre rascunho do acordo climático pavimenta caminho para aprovação em 2015, diz Ban Ki-moon

“As decisões tomadas em Lima pavimentam o caminho para a adoção de um acordo universal e significativo em 2015″, parabenizou o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, aos 196 países participantes da 20ª Conferência das Partes (COP 20) pelo estabelecimento da base do novo acordo universal que deverá ser adotado em dezembro de 2015 e entrará em vigor em 2020. 

Durante a Conferência da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), que aconteceu em Lima, Peru, as negociações entre os países esbarraram em certas dificuldades, principalmente em como diferenciar as obrigações e responsabilidades dos países desenvolvidos e em desenvolvimento.

Por isso, Ban Ki-moon elogiou a superação dessas diferenças e os “avanços importantes” realizados pelos líderes para esclarecer suas necessidades na preparação de suas metas individuais para manter a temperatura global abaixo dos dois graus Celsius, as chamadas “Contribuições Pretendidas Determinadas Nacionalmente.”

Além disso, o secretário-geral da ONU confirmou que a meta de 10 bilhões de dólares para a capitalização inicial do Fundo Verde para o Clima foi superada durante o evento.

Na ocasião, ele pediu a todas as partes, especialmente as maiores economias do mundo, para apresentarem com antecedência os seus compromissos nacionais antes do evento decisório em Paris, de forma a catalizar a ação para o consenso final sobre o novo acordo climático.

FONTE : ONU

http://nacoesunidas.org/consenso-sobre-rascunho-do-acordo-climatico-pavimenta-caminho-para-aprovacao-em-2015-diz-ban-ki-moon/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *