MPF e MP/PA tratam da regularização da atividade minerária no interior do Pará

Representantes do Ministério Público Federal no Pará (MPF/PA) e do Ministério Público Estadual (MP/PA) estiveram nos dias 19 e 20 de outubro nos municípios de Itaituba e Jacareacanga para tratar de temas relacionados à regularização da atividade minerária na região.

O MP tem conhecimento, desde a audiência pública realizada em outubro de 2013, na Câmara dos Deputados em Brasília, da existência de mais de 3 mil pontos de garimpagem de ouro desenvolvidas de forma irregular na Bacia do Tapajós.

Participaram as promotoras de Justiça Ione Missae Nakamura e Lilian Braga, pelo MP/PA, e a procuradora da República Janaina Andrade, pelo MPF/PA. Em Itaituba, no dia 20, aconteceu reunião com o prefeito de Aveiro e o secretário de Mineração e Indústria de Novo Progresso.

Na reunião foram discutidas a mineração de ouro na Bacia do Tapajós e a necessidade urgente de regularização da atividade minerária nos municípios dessa região, que incluem os municípios de Itaituba, Aveiro, Jacareacanga, Novo Progresso e Trairão.

O MP/PA de Santarém e de Itaituba instaurou procedimento administrativo para averiguar as irregularidades da atividade mineradora e acompanhar o licenciamento junto as Secretarias Estadual e Municipal de Meio Ambiente.

Conflito – Em junho de 2012, o MPF instaurou Inquérito Civil (IC  1.23.002.000013/2012-51) para analisar representação ofertada pela comunidade São José, localizada em área inserida na área de conservação APA- Tapajós em relação à atividade da mineradora Ouro Roxo.

No âmbito do IC, as representantes do MP/PA e MPF/PA estiveram na comunidade São José, no dia 19, para participar de reunião com representantes da comunidade e da mineradora. O objetivo foi buscar a conciliação de um conflito que se instalou na comunidade em virtude da exploração de ouro naquele território.

FONTE  :  Ministério Público Federal no Pará  /  Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *