Índios Yanomami acampam em Caracaraí, RR, e moradores reclamam

Cerca de 20 índios Yanomami estão acampados há mais de dois meses em um local improvisado na Orla do município de Caracaraí, cidade localizada a 145 quilômetros de Boa Vista. Segundo moradores da cidade, os indígenas estão vivendo sem auxílio das autoridades e consomem grandes quantidades de bebida alcoólica, o que causa transtornos à população.

Os índigenas, conforme os moradores, chegaram sozinhos ao município no mês de agosto. “Eles vendem artesanatos e vassouras e, com o dinheiro arrecadado, compram álcool e acabam embriagados”, disse um morador que preferiu não se identificar.

Ainda segundo ele, há crianças entre os Yanomami e a população da cidade teme se aproximar porque é comum que ocorram brigas entre o grupo. “Alguém tem que dar assistência, porque eles [indígenas] estão vivendo sozinhos e acabam assustando as pessoas. Além disso, a polícia não pode se aproximar, porque teme sofrer represálias. Estamos vivendo uma situação muito complicada”, relatou.

Funai
Ao G1, a Fundação Nacional do Índio (Funai) comunicou que os indígenas que estão vivendo em Caracaraí são do próprio município e que não cabe somente à instituição prestar assistência a eles. “A prefeitura e o estado devem cuidar da saúde e da segurança deles. Isso não cabe à Funai”, frisou João Catalano, coordenador da Frente de Proteção Etnoambiental Yanomami e Ye’kuana (FPEYY).

Catalano também comunicou que deverá se reunir com as autoridades municipais para resolver a situação. “Não adianta levar os índios de volta para as comunidades. Já fizemos isso, mas eles retornaram à cidade. O que precisa ser feito é restringir a venda de bebida alcoólica para eles”, encerrou.

Prefeitura
À reportagem, o prefeito de Caracaraí, Enildo Júnior, disse que deverá conversar com os vereadores para elaborar um Projeto de Lei que proíba os comerciantes de venderem álcool para os indígenas. “Estamos nos articulando para resolver esse impasse”, disse.

saiba mais

FONTE :  G1

http://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2014/11/indios-yanomami-acampam-em-caracarai-rr-e-moradores-reclamam.html

VER MAIS EM:

Cuidar de índios não cabe à Funai, diz responsável pela Fundação em Roraima  – João Catalano – http://www.questaoindigena.org/2014/11/cuidar-de-indios-nao-cabe-funai-diz.html#more

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *