RR – ‘VII Intercultural das Escolas do Ensino Médio Indígena’

Começa na próxima segunda-feira (13) na Comunidade Indígena Boca da Mata (Região São Marcos) em Pacaraima, o VII Intercultural das Escolas do Ensino Médio Indígena. O evento segue na região até o dia 17 de outubro.

O tema do encontro será “Construindo novos caminhos: discutindo e implementando o Referencial Curricular das Escolas Indígenas de Ensino Médio no Estado de Roraima”. As atividades serão concentradas na Escola Estadual Indígena Tuxaua Antônio Horácio.

O principal objetivo do encontro, que reunirá professores, alunos, lideranças e comunidades indígenas das etnias Macuxi, Wapichana, Taurepang e Wai Wai, é aprofundar discussões para elaboração de propostas para o Referencial Curricular das instituições indígenas que oferecem a modalidade de Ensino Médio.

“Queremos formular propostas que contemplem o fortalecimento da identidade do aluno indígena e ao mesmo tempo, contemplem também o contexto existente fora da comunidade indígena. E isto é um grande desafio”, destacou Francisco Souza da Cunha, que integra a coordenação do encontro.

Ele informou ainda que as discussões sobre o tema iniciaram no ano passado, durante o encontro realizado na Comunidade do Contão. Para o encontro deste ano, estão programadas apresentações culturais, exposição de trabalhos realizados nas escolas, mesas redondas e formação de grupos de trabalho por área de conhecimento para a discussão e elaboração de propostas.

As áreas de conhecimento para a realização dos trabalhos são: Linguagem, Códigos e Suas Tecnologias, Ciências da Natureza, Matemática e Suas Tecnologias, Ciências Humanas e Suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias.

A carga horária do encontro será de 32 horas. “Estamos finalizando o recebimento das inscrições das escolas e concluindo os últimos preparativos para o encontro”, informou Francisco Souza.

Segundo dados do Censo Escolar da Educação Básica 2013, em Roraima existem 253 escolas indígenas com 13.914 alunos matriculados e 1.456 docentes. Somente na modalidade Ensino Médio são 46 escolas e 1.709 estudantes.

PROGRAMAÇÃO

13 de outubro – abertura do evento está agendada para outubro às 19 horas com apresentação das escolas participantes, apresentação das normas da comunidade, jantar e atividades culturais.

14 de outubro – abertura oficial do encontro às 8 horas com a formação da mesa de autoridades, em seguida mesa redonda com o tema “O currículo da escola indígena na perspectiva da interculturalidade e formação pela cidadania”. Pela parte da tarde outra mesa redonda com o tema “Experiências de autoria – a discussão do currículo nas escolas indígenas de Ensino Médio de Roraima”. Também haverá debate e apresentação das propostas elaboradas no encontro passado e formação dos grupos de trabalho por área de conhecimento.

15 de outubro – pela manhã e tarde serão realizadas discussões nos grupos de trabalho por área de conhecimento. Pela parte da tarde, comemoração alusiva ao Dia do Professor.

16 de outubro – pela manhã, sistematização das propostas dos grupos de trabalho e pela parte da tarde, apresentação em plenária das propostas elaboradas pelos grupos, encerramento do evento com definição da data para o próximo Intercultural e considerações finais das lideranças indígenas da Comunidade Boca da Mata.

17 de outubro – retorno das delegações para as escolas e comunidades.

FONTE :  http://www.portal.rr.gov.br/?p=2384

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *