Agência da ONU lança software para auxiliar monitoramento de florestas por países em desenvolvimento

Informações precisas são cruciais para que os governos possam gerenciar seus recursos naturais de forma sustentável, afirmou a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), ao anunciar o lançamento de um novo software que pode ajudar as nações em desenvolvimento a monitorar o estado de suas florestas.

Atualmente cerca de 80% dos países em desenvolvimento têm dificuldade em obter e utilizar informações básicas sobre seus recursos florestais. O novo programa, chamado de ‘Open Foris’, é uma iniciativa liderada pela FAO e inclui ferramentas para auxiliar os países a alcançar requisitos internacionais a favor da redução das emissões poluentes na atmosfera – provenientes do desmatamento e da degradação florestal – e do aumento do estoque de carbono nas florestas.

O objetivo também é simplificar o processo complexo de transformação de dados, como medições de árvores e imagens de satélite, em páginas da web interativas com estatísticas, gráficos, mapas e relatórios.

Lançado nesta sexta-feira (10), o programa já está sendo testado em mais de dez países da África, da Ásia e da América Latina.

As expectativas da FAO são positivas, uma vez que “essa é a primeira ferramenta completa de código aberto que não só irá guiar os países por todo o processo de coleta de dados e de análise, mas também vai incentivar e facilitar a partilha de conhecimento aberto de uma forma inovadora”, disse o diretor assistente da FAO para o manejo florestal, Eduardo Rojas-Briales.

FONTE  :  www.onu.org.br  

http://www.onu.org.br/agencia-da-onu-lanca-software-para-auxiliar-monitoramento-de-florestas-por-paises-em-desenvolvimento/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *