Senado Federal – Situação da Casa de Saúde do Índio de Macapá vai ser debatida na CDH

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) se reúne na terça-feira (05), a partir de 14h, para debater as denúncias de violação dos direitos humanos na Casa de Saúde do Índio, em Macapá (AP). A audiência pública foi proposta pelo senador João Capiberibe (PSB/AP).      

O representante do estado do Amapá explicou que são diversos os problemas enfrentados pelos índios que buscam atendimento na instituição, como a falta de servidores públicos qualificados para receber os indígenas. Além disso, não há profissionais de saúde e o número de leitos não é suficiente.

Uma reportagem publicada pelo site de notícias G1 em 11 de julho informou que representantes do Ministério Público Federal estiveram na Casa do Índio e constataram precariedade no serviço prestado, inclusive falta de medicamentos e equipamentos hospitalares enferrujados.

Entre os convidados para participar do debate estão o secretário Especial da Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Antonio Alves de Souza; a enfermeira da Casa de Saúde do Índio, Simone Angélica Alves de Souza Costa e o cacique da Associação Waiãpi Terra Ambiente e Cultura, Kumaré Waiãpi.

Agência Senado

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *