Secretaria Nacional de Desenvolvimento Indígena

O site da Câmara dos Deputado divulga matéria sobre a situação dos indígenas de Roraima e do Pernambuco e a proposta do Deputado Federal Paulo César Quartiero de criação da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Indígena.

Depois que os não índios foram retirados da reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima, Paulo César Quartiero, do DEM, afirma que os índios passaram a ter problemas de subsistência.  O parlamentar defende que o governo federal crie um programa de apoio aos indígenas para retirá-los da condição de extrema pobreza.


Os próprios índios de Roraima, segundo Paulo César Quartiero, querem mudar sua realidade. E eles, na opinião do deputado, precisam ser incluídos nas políticas de governo e ter sua opinião respeitada, sobretudo no que se refere ao órgão federal que os representa.

Paulo César Quartiero: Nós queremos implementar junto com eles, um PAC Programa de Aceleração do Crescimento Indígena. Que eles tenham linha de crédito do BNDES, para incrementar o agronegócio nas suas terras. Que eles possam introduzir tecnologia junto com os não índios, para tornar as terras deles produtivas, e gerarem as riquezas que estão faltando para a população índia e não índia. E com isso ocasionar tanto o desenvolvimento deles, quanto do estado de Roraima. Então é esse o sentimento que eles têm, o desejo que eles querem. Então eles estão lá querendo que, inclusive, a Funai seja extinta, e seja criada, no lugar da Funai, a Secretaria Nacional de Desenvolvimento Indígena. 

A Funai – Fundação Nacional do Índio – desativou a superintendência regional de Pernambuco em 2009. Segundo Fernando Ferro, do PT, a mudança deixou mais de 30 mil índios no estado sem assistência.

Preocupado com a decisão, o deputado informou que, atualmente, o atendimento aos índios pernambucanos está sendo feito pelas cidades de Maceió, em Alagoas, e Paulo Afonso, na Bahia.

Fernando Ferro espera que o governo federal reveja a decisão e mantenha um posto da Funai também em Pernambuco.

Fernando Ferro: A nossa preocupação é com a estruturação dos postos de atendimento; transformar a antiga sede da Funai, em Recife, num ponto de apoio para ações de emergência de atendimento médico e educação das comunidades indígenas; bem como ter superintendência e postos estruturados para atender as demandas das comunidades indígenas no interior do estado de Pernambuco. Nós entendemos que seria muito importante a construção de uma agência da Funai na cidade de Garanhuns ou de Arco Verde, que são regiões mais ou menos centrais do estado, que permitiriam que as diversas etnias que existem no nosso território, pudessem ser atendidas.

OUÇA O ÁUDIO EM : http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/radio/materias/DEPUTADO-NA-VOZ-DO-BRASIL/473336-PAULO-CESAR-QUARTIERO–FERNANDO-FERRO—BLOCO-1.html

FONTE : Rádio Câmara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *