Cartilha explica de jeito simples e completo como coletar, manejar e armazenar sementes florestais

De forma didática e acessível, a publicação recém-lançada pela Rede de Sementes do Xingu mostra o caminho que a semente percorre, desde a coleta dos frutos feita por mais de 350 integrantes da rede até a precificação da semente.  Baixe aqui a publicação.

Coletar, manejar e armazenar as experiências da Rede de Sementes do Xingu é uma importante contribuição para a produção e manejo de sementes florestais nativas no Brasil, e que têm sido impulsionadas pela crescente necessidade de adequação ambiental das propriedades rurais. Seis capítulos ilustrados com mapas, desenhos em aquarela e infográficos sistematizam o caminho que a semente percorre, desde a coleta dos frutos feita por mais de 350 pessoas que integram a Rede até a precificação da semente.

Um DVD encartado na publicação traz cinco vídeos que retratam as diferentes experiências de coletores quanto às técnicas de produção de sementes e reflexões sobre a importância da atividade. Os filmes foram exibidos na última semana de julho, na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Abaixo o primeiro dos cinco vídeos que compõem o DVD. Os outros serão colocados nas próximas semanas na página do ISA no Facebook e também na página da Associação Rede de Sementes do Xingu.

A publicação já está na mão daqueles que vão usá-la no dia a dia. O primeiro lançamento foi no XI Encontro da Rede, na cidade de São Felix do Araguaia (MT), entre os dias 31 de julho e 02 de agosto.

O material foi organizado por alunos e professores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ), Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), Instituto Socioambiental (ISA) e técnicos da Rede de Sementes do Xingu. Foram dois anos de trabalho de formação continuada junto aos indígenas, agricultores familiares, produtores rurais, pesquisadores e técnicos para reunir modos de fazer, trocas de experiências, inovações e tecnologias adaptadas. Em resumo, um feliz encontro entre conhecimento científico e saberes locais e tradicionais fundamental para pesquisadores, técnicos e profissionais que atuam na cadeia de sementes.

Sobre a Rede de Sementes do Xingu

Uma rede de trocas e encomendas de sementes de árvores e outras plantas nativas da região do Xingu, Araguaia e Teles Pires, promovendo conhecimentos locais sobre uso e recuperação das florestas e cerrados do Mato Grosso.  Desde a criação, em 2007, 119 toneladas de sementes foram comercializadas.

Fonte: ISA – Instituto Socioambiental

VER MAIS EM :  http://amazonia.org.br/2014/08/cartilha-explica-de-jeito-simples-e-completo-como-coletar-manejar-e-armazenar-sementes-florestais/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *