Especialistas dos EUA capacitam brasileiros na temática do controle de cheias

Entre 21 e 25 de julho, no Hotel Nacional, em Brasília, especialistas do Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos (USACE) conduzirão o Curso sobre Diretrizes para Elaboração de Planos de Controle de Cheias. Esta capacitação é voltada para especialistas da Agência Nacional de Águas (ANA) e de outras instituições, como a Universidade de Brasília (UnB) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI).

Os instrutores do curso, John Peukert e Pete Dickerson, falarão sobre o histórico e as perspectivas de gerenciamento estrutural de riscos de inundações, os projetos da USACE para redução de danos causados por inundações, segurança de barragens, entre outros. Aspectos ambientais, econômicos e sociais relacionados ao controle de cheias também serão abordados. 

Este curso integra o Programa de Formação Continuada ANA e USACE, que busca aperfeiçoar a capacidade técnica dos servidores da Agência e atualizá-los com as últimas tendências metodológicas em quatro vertentes: Controle de Cheias, Operação e Gestão de Reservatórios, Aspectos Regulatórios e Operação da Rede Hidrometeorológica Nacional. 

Com a capacitação dos especialistas da Agência e de outros órgãos relacionados ao setor de recursos hídricos, o Programa busca permitir a replicação dos conhecimentos aprendidos aos demais entes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH). 

Palestrantes 

John Peukert é chefe de Planejamento e Meio Ambiente do Distrito de Pittsburgh do USACE. O especialista atua em temas, como: navegação interior, recuperação de ecossistemas, hidroeletricidade, infraestrutura ambiental, suprimento de água e gestão de riscos de inundações.  

Pete Dickerson é assessor sênior em gestão de recursos hídricos no âmbito do Tratado do Rio Columbia. O especialista atuou nos estudos de Avaliação de Risco de Inundações, que subsidiaram a tomada de decisões no âmbito do Tratado. 

Programação do curso

Texto:Raylton Alves – ASCOM / ANA

Foto: Raylton Alves / Banco de Imagens ANA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *