Desmatamento de 3 mil hectares é impedido pelo Ibama no Pará

Fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) localizaram e destruíram, na última sexta-feira (02), um acampamento na Floresta Nacional do Jamanxim, município de Novo Progresso/PA, com combustível e alimentos. O local estava preparado para manter trabalhadores na área, com o intuito de desmatar. A ação, que integra a operação Onda Verde, freou o desmatamento não autorizado de cerca de 3 mil hectares.  

A estratégia do instituto é coibir a derrubada da floresta e não apenas constatá-la, focando em pequenos desmatamentos, que tendem a aumentar. De acordo com o responsável do Núcleo de Fiscalização da Superintendência do Ibama no Pará, Luciano Silva, trata-se de ações preventivas, em que são colocadas equipes em campo, feitas comparações de imagens com períodos anteriores, realizados voos de monitoramento, entre outras frentes. “Nós temos que identificar as áreas antes que o desmatamento ocorra e retirar bens, combustível e qualquer outro objeto que viabilize a ocorrência do crime”, frisou. 

Segundo o superintendente do Ibama no Pará, Hugo Américo Schaedler, não há um panorama real registrado pelos satélites durante os meses de novembro a maio do que está acontecendo em campo. “A nossa preocupação é que, como os índices não refletem a realidade, pela existência de alta cobertura de nuvens, haja um número de polígonos de desmatamento que as equipes não conseguiram localizar com os sobrevoos e incursões de campo. Contudo, ainda assim, esperamos que grande parte do que vai ser mostrado na primeira abertura de nuvens, o que permitirá ao satélite enviar imagens e ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais emitir os alertas, já tenha sido objeto de vistoria. Em função da experiência técnica, criam-se as rotas das ações e determina-se a fiscalização em locais de possíveis explorações ilegais, obtendo-se êxito”.  

Onda Verde 

Com o intuito de reduzir os índices de desmatamento não autorizado, a operação Onda Verde, do Ibama, atua, desde 2013, com ações de fiscalização em áreas de expansão agropecuária e de supressão vegetal em locais de floresta, desarticulando acampamentos e inutilizando bens. No Pará, as atividades se concentram no sudoeste do estado, nas áreas de influência do município de Novo Progresso, que compreende o município de Altamira e as localidades Moraes Almeida (Itaituba) e Castelo dos Sonhos. 

As informações são do Ibama 

Fonte: EcoDebate – http://amazonia.org.br/2014/05/desmatamento-de-3-mil-hectares-%c3%a9-impedido-pelo-ibama-no-par%c3%a1/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *