Congresso promoverá atividades para comemorar Semana do Meio Ambiente

De 2 a 6 de junho, será realizada no Congresso Nacional, por ocasião da Semana Nacional do Meio Ambiente, uma série de ações e atividades ambientais de cunho educacional. Na próxima quinta-feira (5), comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. 

As atividades da Semana do Meio Ambiente no Congresso incluem oficinas de produção de cosméticos naturais, reutilização de caixas tipo longa vida, campanhas de descarte de lixo eletrônico, coleta seletiva, redução de copos descartáveis, estantes do desapego e visitas ao viveiro de mudas do Senado.

Também serão realizados seminários, sessão solene e exibição, no auditório Antônio Carlos Magalhães, no Interlegis, de 39 filmes inéditos de produção independente sobre a temática ambiental.

A semana contará com 27 ações e atividades coordenadas e executadas em conjunto pelo Núcleo de Ações Socioambientais do Senado e pela Câmara dos Deputados. Diversas ações serão desenvolvidas pelo Senado Verde, parte em parceria com o EcoCâmara.

Antecipando-se ao período comemorativo, o Senado Verde já promoveu durante esta semana, junto aos servidores, funcionários terceirizados e estagiários, uma campanha de conscientização sobre o descarte do lixo eletrônico. Com o objetivo de orientar e informar sobre a real necessidade da destinação correta desse tipo de lixo, foram instalados, em vários pontos do Senado, recipientes para a coleta específica de itens como aparelhos eletrônicos, computadores e telefones celulares.

Outras iniciativas incluem a campanha de redução do uso de copos descartáveis e a intensificação de ações de coleta seletiva. De acordo com os coordenadores do evento, uma ação voltada especialmente para os terceirizados será a oficina de artesanato no dia 5, com turmas pela manhã e à tarde. O material a ser utilizado são as caixas longa vida, como as de leite e de suco. Além do esforço de sensibilizar para a necessidade do consumo sustentável, a oficina buscará propiciar aos participantes a possibilidade de uma nova fonte de renda a partir do artesanato.

Para os servidores, terceirizados, estagiários e visitantes, serão realizadas visitas guiadas ao Viveiro do Senado, nos dias 5 e 6 de junho, saindo do Anexo I, às 10h e às 15h.

A exibição de filmes com temática ambiental, o chamado Circuito Tela Verde, terá sessões nos dias 2, 3 e 6, das 12h às 14h, e nos dias 4 e 5, das 18h às 19h, no auditório do Interlegis.

Com informações do Núcleo de Coordenação de Ações Socioambientais

Agência Senado  (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *