Associação indígena fecha parceria para trabalhar pesca esportiva no AM

A Associação das Comunidades Indígenas do Baixo Rio Negro (ACIBRN) escolheu a empresa UntamedAngling para trabalhar em parceria com turismo de pesca esportiva no Rio Marié, Terra Indígena Médio Rio Negro I (AM). 

Após empresários agirem na região de maneira ilegal durante anos, o Ministério Público Federal, em 2012, emitiu uma Recomendação impedindo as empresas de atuarem no Rio Marié até que estudos ambientais e socioculturais fossem realizados, com ampla participação dos indígenas.

A Fundação Nacional do Índio (FUNAI), por meio da Coordenação Regional do Rio Negro, promoveu oficinas, estudos ambientais e socioculturais e assembleias que culminaram com a elaboração de um termo de referência para estabelecer parceria da ACIBRN com empresa de pesca esportiva. As atividades contaram com o apoio da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Socioambiental (ISA), prefeitura de São Gabriel da Cachoeira e da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (SEIND).

Em abril, na comunidade de Tapuruquara Mirim, os indígenas conversaram com empresários e selecionaram a empresa que melhor atendeu às solicitações propostas pelas comunidades, conforme o termo de referência, de acordo com os estudos ambientais e socioculturais e as regras, anseios e demandas indígenas. Tais atividades envolveram gestão territorial, plano de manejo e etnodesenvolvimento, fortalecendo a autonomia e contribuindo para o bem viver coletivo e a sustentabilidade das 14 comunidades indígenas de abrangência da ACIBRN, nas Terras Indígenas Médio Rio Negro I e II.

FONTE : FUNAI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *