Suiá Missú – Reportagem mostra cenário de destruição, drama e o reflexo econômico no Araguaia

Rdnews publica no feriado de Sexta-Feira Santa uma reportagem especial de capa sobre Suiá Missu, uma cidade-gleba que surgiu há mais de duas décadas entre Alto Boa Vista e São Félix do Araguaia e que, em meio a conflitos entre posseiros e índios, teve seus habitantes não-índios expulsos à força pela polícia em dois momentos. A jornalista Patrícia Sanches, editora-executiva do portal, e o repórter-fotográfico Davi Couto Valle, viajaram 1.200 km, de Cuiabá ao distrito Estrela do Araguaia, também conhecido como Posto da Mata. Permaneceram na região por 3 dias. Encontraram ali um cenário de destruição, similar a cenas de filme de guerra. Quase 4 mil foram despejados. Foram demolidos na última desintrusão, no início deste mês, além de casas de concreto e barracos, 6 igrejas, 1 posto de combustível e 1 restaurante. Só ficou de pé a estátua de Cristo de braços abertos.  

Fotos: Davi Valle/Rdnews

suia missu casas destruidasApós a saída de quase 4 mil habitantes, casas, igrejas e estabelecimentos comerciais são destruídos

A Funai auxilia agora os índios da nação Xavante, que estão numa aldeia próxima e vão fazer a chamada perambulação com vistas ao reconhecimento da área. A reportagem ouviu autoridades, representantes de entidades e antigos moradores, como o casal Lourival e Divina Peres. Eles tinham a última casa de concreto de pé na área, resistiram à ordem de desocupação, foram atingidos por bombas de efeito moral lançadas contra os moradores, passaram mal e foram para o hospital. No retorno, encontraram a casa destruída.

Romilson Dourado 

Davi Valle/Rdnews

Patricia Sanches suia missu moradores

Jornalista Patrícia Sanches entrevista casal Lourival e Divina, que teve casa destruída em Suiá Missu

 FONTE :  Rdnews – http://rdnews.com.br/blog/index

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *