Produção de grãos e pecuária cresceram acima da média nacional na Amazônia

A pecuária e o cultivo de grãos na Amazônia cresceram acima da média nacional entre os dois últimos censos agropecuários. O dado está no artigo Tendências e mudanças da produção agropecuária e extrativista na Amazônia: uma análise do Censo Agropecuário 2006, publicado no livro Aspectos multidimensionais da agricultura brasileira. 

A pesquisa comparativa, realizada com base nos censos agropecuários de 1995 e 2006, aponta que o número de bovinos aumentou 50%, ou seja, 21 milhões de animais, e a área de cultivo de soja duplicou seu tamanho.

De acordo com o autor do estudo, Antonio João Castrillon Fernández, os dados do censo revelam também a existência de uma grande pluralidade de produtos que são derivados do extrativismo vegetal, de uma agricultura diversificada e de agroindústrias familiares. Sendo assim, essas mudanças refletem, além do crescimento ou a redução de área e produção dos produtos agropecuários, a interdependência entre produtos, produtores e recursos naturais.

A publicação traz ainda outros 12 artigos que discutem as questões da agricultura brasileira, com o objetivo de auxiliar a formação de pesquisadores nas áreas de estudos rurais.

Fonte: Instituto Ipea

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *