Pesquisadores debatem no Inpa efeitos das mudanças climáticas em espécies da Amazônia

Com o tema “Novos paradigmas científicos e mudanças climáticas globais”, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) promove o V Workshop INCT Adapta, que acontece de 24 a 27 de março no auditório da Ciência no Bosque da Ciência, localizado na Rua Otávio Cabral, bairro Petrópolis, zona centro-sul de Manaus (AM).           

O evento tem como objetivo apresentar os avanços obtidos ao longo do desenvolvimento do projeto Adaptações da Biota Aquática da Amazônia (Adapta), além de proporcionar a discussão e o surgimento de novos questionamentos científicos. O encontro é voltado para pesquisadores, mas na ocasião serão divulgados resultados dos trabalhos.

A programação do workshop terá palestras que serão ministradas por líderes de laboratórios associados ao Adapta, apresentações de comunicações orais e pôsteres de estudantes pós-graduandos do projeto, e uma reunião de trabalho com líderes de outros Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs). 

Segundo o diretor do Inpa e coordenador do Laboratório de Ecofisiologia e Evolução Molecular (LEEM), Adalberto Val, dentre os principais resultados de pesquisas desenvolvidas no Adapta estarão os referentes ao sistema microcosmos, que consiste na análise dos efeitos de cenários climáticos previstos pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) para o ano 2100, sobre os organismos aquáticos, tendo em vista variações de temperatura e gás carbônico (CO2).  

No último dia de evento, os relatores das diferentes sessões avaliarão o encontro e irão redigir um relatório síntese sobre ele. Já a sessão de encerramento trará a seleção e premiação dos melhores resultados apresentados por estudantes nas categorias comunicação oral e pôster.

Confira aqui a programação do V Workshop INCT-Adapta.

FONTE : Ascom Adapta

https://www.inpa.gov.br/noticias/noticia_sgno2.php?codigo=3164

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *