Inpa realiza nesta segunda-feira workshop para debater avanços de pesquisas em mudanças climáticas

Com o objetivo de apresentar os avanços e resultados obtidos em diversas pesquisas ao longo do desenvolvimento do projeto Adaptações da Biota Aquática da Amazônia (Adapta), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) realiza, a partir desta segunda-feira (24), o V Workshop INCT-Adapta, no Auditório da Ciência, localizado no Bosque da Ciência (rua Otávio Cabral – Petrópolis, zona Centro-Sul de Manaus). O evento se estenderá em período integral até a próxima quinta-feira (27).

O tema escolhido para este ano é “Novos paradigmas científicos e mudanças climáticas globais”, o evento reunirá pesquisadores de outros Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) e universidades associadas ao Adapta.

Segundo o diretor do Inpa e coordenador do Laboratório de Ecofisiologia e Evolução Molecular (LEEM), Adalberto Val, dentre os principais resultados de pesquisas desenvolvidas no Adapta estarão os referentes ao sistema microcosmos, salas que simulam os efeitos das mudanças climáticas, previstos pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), para o ano 2100 sobre os organismos aquáticos, tendo em vista variações de temperatura e gás carbônico (CO2).

Consta da programação do workshop, pela manhã, palestras abordando diversos temas apresentadas por líderes de laboratórios associados ao Adapta, e à tarde, apresentações de comunicações orais e de pôsteres de estudantes pós-graduandos do projeto. Também haverá uma reunião de trabalho com líderes de outros Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs).

Na quinta-feira (27), último dia do evento, os relatores das diferentes sessões farão uma avaliação do encontro, ocasião na qual será redigido um relatório síntese sobre ele. Na sessão de encerramento, acontecerá a seleção e premiação dos melhores resultados apresentados por estudantes nas categorias comunicação oral e pôster.

Projeto Adapta

O projeto foi implantado em 2009 com o objetivo principal de avaliar os processos adaptativos das espécies, em nível genético, diante de diferentes ambientes, sejam naturais ou modificados pelo homem. É um conjunto de atividades de Biologia Aplicada que atua por meio do Centro de Estudos da Adaptação a Mudanças Ambientais na Amazônia, em três grandes linhas de pesquisas: Interações organismo-ambiente; Biomarcadores e Programas aplicados. Confira aqui a programação do V Workshop INCT-Adapta.

*Com informações da Ascom Adapta

FONTE : ASCOM/INPA