Inpa promove palestras sobre os impactos das mudanças climáticas para a Amazônia

Na próxima terça-feira (1), às 16h, no Auditório da Biblioteca do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), ocorrerá a palestra “Insights on drought sensitivity of the Amazon Basin to dry conditions from atmospheric greenhouse gas sampling”. O evento é uma atividade do grupo de pesquisa MAUA (Ecologia, monitoramento e uso sustentável de áreas úmidas) e é destinada a professores e alunos dos programas de pós-graduação do Inpa. 

O palestrante será o pesquisador da School of Geography University od Leeds, na Inglaterra, Dr. Emanuel Gloor. Recentemente, Emanuel iniciou um programa de monitoramento periódico de gases de efeito de estufa em quatro áreas da Amazônia baseado em perfis verticais em regiões escolhidas onde as massas de ar foram transportadas por longas distâncias em regiões florestadas.

Baseado no balanço da coluna atmosférica, foi constatado uma grande diferença no balanço de carbono na floresta no ano de 2010, um ano seco, e no ano de 2011, um ano úmido. Também na terça ocorrerá a palestra “Usando anéis de árvores e isótopos para entender as respostas da bacia amazônica para as mudanças climáticas: avanços recentes e armadilhas”, em tradução livre, do pesquisador Roel Brienen, também professor da Leeds University. A palestra será às 15h e também será no Auditório da Biblioteca do Inpa.

FONTE : INPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *