Inpa discutirá rumos da pesquisa científica na Amazônia

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) realiza, no período de 3 a 5 de fevereiro, a Conferência Científica Final do Projeto Cenários para a Amazônia: Uso da Terra, Biodiversidade e Clima para apresentar e discutir os principais resultados e produtos gerados pelo projeto. O evento acontecerá no Auditório da Ciência, localizado no Bosque da Ciência do Inpa, em horário integral.  

Segundo o coordenador do Projeto Cenários e um dos organizadores da conferência, o pesquisador do Inpa Flavio Jesus Luizão, um dos momentos mais esperados da conferência será a reunião com o diretor do Departamento de Políticas e Programas Temáticos do MCTI, Osvaldo L. Leal de Moraes. “Ela será uma boa oportunidade para discutir a integração dos programas de pesquisa e o futuro da própria pesquisa na Amazônia”, disse Luizão.

A conferência científica marcará o encerramento do Projeto Cenários, ocasião em que serão apresentados os principais resultados e produtos do projeto, assim como será uma oportunidade para os alunos e bolsistas apresentarem pôsteres sobre os trabalhos acadêmicos que desenvolvem.

Projeto Cenários

O Projeto Cenários é uma integração de ações e competências de três dos grandes programas de pesquisas do MCTI para a Amazônia: LBA (Projeto deGrande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia), Geoma (Rede Temática em Modelagem Ambiental da Amazônia) e PPBio (Programa de Pesquisa em Biodiversidade).

O foco principal é a geração, síntese e integração de dados recentes e novas descobertas sobre a biodiversidade, o clima, o uso e a cobertura da Terra na Amazônia, bem como a discussão e avaliação dos diferentes cenários de alteração ambiental provocados pelo desmatamento e pelo aquecimento global.

Essa integração permite formar cenários mais completos visando ampliar o embasamento técnico-científico e apoiar a tomada de decisões em níveis estaduais e regionais na Amazônia.

Além disso, o Projeto Cenários permite aprimorar as ações de disseminação dos conhecimentos gerados e formar recursos humanos qualificados nas áreas de atuação dos programas.

Participantes

Pesquisadores de vários institutos de pesquisas participam do evento, como do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Instituto Nacional de PesquisasEspaciais (Inpe), Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e Universidade Federal do Amazonas. Também contará com a participação de representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Fonte: A CríticaCom informações da assessoria

– VER MAIS EM :  http://amazonia.org.br/2014/02/inpa-discutir%c3%a1-rumos-da-pesquisa-cient%c3%adfica-na-amaz%c3%b4nia/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *