Prefeitura de Porto Velho decreta estado de alerta por causa das chuvas e cheia do Rio Madeira

A prefeitura municipal de Porto Velho decretou estado de alerta no Município, em razão dos alagamentos e deslizamentos de terras ocorridos nos últimos dias, ocasionados pelo grande volume de chuvas que castiga a região.

Conforme o decreto nº 13.334/2013, assinado pelo prefeito Mauro Nazif, todos os órgãos e entidades da administração pública municipal encontram-se de prontidão para atender qualquer eventualidade, para prevenir, minimizar danos e, principalmente, atender as populações afetadas.

Conforme o decreto, o poder público municipal reconhece a situação anormal, levando em conta as condições climáticas, grande quantidade de chuvas e o período de intensa cheia do Rio Madeira que afeta as bacias hidrográficas do Município entre dezembro e abril, com o chamado “inverno amazônico”.

Outro ponto importante é que a gestão municipal está atenta para a situação das famílias que habitam nas áreas de risco, locais sujeitos à proliferação de doenças por conta do nivelamento das águas de consumo humano e as provenientes de fossas, sumidouros e rede de esgoto. Tão situação poderá ocasionar surtos de malária, dengue, leptospirose e casos de desidratação.

Também enfatiza que a prefeitura vem empreendendo esforços no sentido de minimizar os problemas surgidos com as cheias dos rios e igarapés que cortam a cidade, com foco nos serviços essenciais nas áreas de saúde, segurança e bem estar da população para resguardar os interesses coletivos.

Fonte: Rondonotícias –  http://amazonia.org.br/2014/01/prefeitura-de-porto-velho-decreta-estado-de-alerta-por-causa-das-chuvas-e-cheia-do-rio-madeira/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *