Grupo de Estudos Estratégicos Amazônicos

O Grupo de Estudos Amazônicos (GEEA) foi criado em 2007 pela direção do INPA, com o objetivo de constituir um fórum permanente e multidisciplinar para a análise de questões relevantes para a Amazônia e a socialização da ciência através de uma linguagem acessível a todo cidadão interessado.

O Grupo é formado por pesquisadores, professores, empresários, humanistas e gestores e reúne geralmente a cada dois meses para debater um tema escolhido previamente e apresentado por um especialista de renome.

Os textos resultantes da reunião são apresentados no Caderno de Debates do GEEA, uma obra que vem sendo editada em série, já contando com os seguintes Tomos e capítulos:

* Tomo I (2008): mudanças climáticas; água no mundo moderno; biodiversidade amazônica.

* Tomo II (2009): recursos pesqueiros: uma análise conjuntural; a ciência contemporânea e o conhecimento indígena; doenças tropicais: uma abordagem amazônica.

* Tomo III (2010): setor madeireiro e desenvolvimento sustentável na Amazônia; geodiversidade: a experiência do Amazonas; sociodiversidade: identidades coletivas na Amazônia; urbanização na Amazônia: o local e o global.

*  Tomo IV (2011) agricultura na Amazônia: o futuro é plantar sem derrubar; às margens da educação na Amazônia; papel do Estado brasileiro no desenvolvimento da Amazônia; setor energético na Amazônia: oportunidades e desafios; Ciência a serviço da esperança.

* Tomo V (2012 – em andamento): células-tronco; viajantes cronistas na Amazônia; transportes na Amazônia; Ciência & Religião; segurança nacional na Amazônia; hidrelétricas.

De acordo com seus objetivos, o Caderno de Debates é o instrumento e a forma de compartilhar com o público em geral as idéias e as visões do grupo. Esperamos que ele seja útil e agradável e possa contribuir para o tão almejado desenvolvimento sustentável e que só será realmente efetivado por meio do conhecimento e da conscientização. Esperamos também que esta obra possa cumprir seu papel e ser lida com o mesmo desprendimento e entusiasmo com que foi feita.

FONTE: INPA