Governo quer leiloar neste ano a 1ª ‘usina-plataforma’, no Pará

O governo trabalha para leiloar neste ano mais um modelo de usina elétrica que promete causar polêmica. A hidrelétrica de São Luiz do Tapajós (PA), cercada de floresta, vai inaugurar o conceito de usina-plataforma.

Inspirada na exploração de petróleo em alto mar, a ideia é evitar o desenvolvimento das cidades em seu entorno e reduzir o desmatamento.

A previsão é que o estudo e o relatório de impacto ambiental sejam entregues até março para o Ibama, afirma Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia e idealizador do conceito. Apenas após a concessão da licença é possível realizar a licitação.

“É um grande desafio porque é uma usina estruturante, uma grande usina, com todas as dificuldades características”, disse o presidente da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), Maurício Tolmasquim, em novembro.

Com capacidade instalada de 6.133 megawatts, é a primeira dentro de cinco projetadas para a região. A energia gerada seria suficiente para atender a aproximadamente 5,4 milhões de residências.

A intenção é reflorestar a região com espécies nativas depois da construção, etapa em que há maior impacto ambiental, diz Zimmermann.

O funcionamento também será diferente: por regime de turno de trabalho, a exemplo do que ocorre nas plataformas de petróleo. Além disso, é previsto que a usina tenha alto nível de automação, reduzindo o número de funcionários. “Uma opção é operar à distância e deixar uma equipe reduzida, de 10 a 15 pessoas”, diz o secretário.

De acordo com o Grupo de Estudos Tapajós, -formado por empresas como Camargo Corrêa, GDF Suez e Eletrobras, entre outras-, o transporte será feito por estradas já existentes e pelo próprio rio, quando possível, ou por por helicóptero.

ALTOS CUSTOS

Entre as críticas ao modelo, está a falta de detalhes técnicos. Para Célio Bermann, professor associado do Instituto de Energia e Ambiente da USP, se for necessário deslocamento por via aérea e fluvial, haverá altos custos.

“A ausência de mais detalhes sobre custos e logística acaba por transformar o conceito em mera propaganda.”

Edmar Almeida, professor do Grupo de Economia da Energia da UFRJ, também vê o custo de movimentação de materiais durante a construção como um impeditivo para a adoção do modelo.

Por: Mariana Sallowicz
Fonte: Folha de São Paulo

VER MAIS EM :  http://amazonia.org.br/2014/01/governo-quer-leiloar-neste-ano-a-1%c2%aa-usina-plataforma-no-par%c3%a1/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *