ICMBio participa de reunião do PNAPA

Com o objetivo de elaborar o Plano Anual de Proteção Ambiental (PNAPA) para 2014 das áreas de emergências, fiscalização ambiental, prevenção e combate a incêndios florestais e monitoramento, servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e convidados se reuniram entre os dias 9 e 14 de dezembro. O encontro ocorreu na Academia Nacional da Biodiversidade (Acadebio), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), localizada na Floresta Nacional de Ipanema, em Iperó, São Paulo. 

A cerimônia de abertura contou com a presença de Alexandre Cordeiro, chefe da Floresta Nacional de Ipanema; Virgílio Ferraz, coordenador-geral de Proteção, representando o presidente do ICMBio; Ricardo Brochado, chefe da Acadebio; Volney Zanardi Júnior, presidente do Ibama; Fernando Marques, diretor de Qualidade Ambiental do Ibama; Luciano Evaristo, diretor de Proteção Ambiental do Ibama; e Murilo Rocha, superintendente do Ibama em São Paulo.

Durante o encontro, que recebeu 109 participantes, o presidente do Ibama assinou três atos normativos – a portaria que cria o Grupo Especializado de Fiscalização (GEF), a Norma Finalística que estabelece os Procedimentos de Fiscalização Ambiental de Empreendimentos e Atividades Licenciadas pelo Ibama e a Norma Finalística que estabelece os Procedimentos de Controle e Fiscalização em Operação de Comércio Exterior e Combate a Ilícitos Transnacionais. Na ocasião, Volney ressaltou a importância de se construir uma agenda de proteção ambiental que seja referência para os próximos anos.

Comunicação ICMBio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *