Suiá Missú – Famílias da Terra Indígena Marãiwatsédé são recadastradas no Programa Bolsa Família

Em uma parceria entre a Coordenação Regional de Ribeirão Cascalheira – MT / Funai  e a prefeitura do município de Bom Jesus do Araguaia – MT por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), técnicos realizaram um levantamento de dados das famílias com perfil de atendimento pelo Programa Bolsa Família (PBF) na Aldeia Marãiwatsédé. Atualmente somente doze famílias haviam sido beneficiadas com o Programa.

A seleção das famílias para o Programa Bolsa Família é feita com base nas informações registradas pelo município no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, instrumento de coleta de dados que tem como objetivo identificar todas as famílias de baixa renda existentes no Brasil. Os valores dos benefícios pagos pelo Programa variam de acordo com as características de cada família, considerando variáveis como a renda mensal de cada membro, o número de pessoas com até 17 anos, de gestantes, nutrizes e de componentes da família.

Na Aldeia Marãiwatsédé, com população de aproximadamente mil índios, as famílias são extremamente carentes, por fatores historicamente acumulados como a conhecida exclusão social e territorial daquele povo, que tiveram os invasores extrusados de suas terras somente em processo de desintrusão recente, no ano passado e que ainda ocorre nos dias de hoje.

Em três dias de atendimento no local já foram preenchidos 61 formulários, com expectativa de que seja elevado o quantitativo de beneficiários dentro dos eixos principais de assistência do Programa, ressaltando-se que o objetivo a médio prazo é a superação da dependência de tais ações e que os beneficiários consigam superar sua situação de vulnerabilidade atual.

FONTE ;  http://www.funai.gov.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *