RR – Entidades se retiram de conferência em protesto

Duas instituições ligadas ao meio ambiente em Roraima se retiraram da Conferência Estadual do Meio Ambiente em protesto a baixa participação da sociedade civil. A abertura do evento foi ontem à noite e as discussões estão acontecendo na Universidade Federal de Roraima (UFRR) até o final desta tarde de hoje (14).

O Instituto Sócio-Ambiental (ISA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) entendem que é necessária a participação mínima de 50% da sociedade civil na conferência e os demais 50% por instituições governamentais.

“Mas o setor governamental detém a ampla maioria, o que no nosso entendimento tira a legitimidade de uma discussão democrática com esse percentual”, pontuou Ciro Campos, do ISA, criticando que a falta de divulgação por parte dos organizadores da conferência pode ter contribuído para a baixa participação da sociedade.

“Até porque a sociedade já mostrou com os protestos do último mês de junho que a população tem interesse de participar das discussões, entretanto, não aceita mais processos anti-democráticos como estão sendo construídos”, afirmou.

Ele ressaltou que nenhum delegado recebeu um convite oficial para a conferência e muito menos se viu na imprensa a divulgação do evento, que começou ontem. “Portanto, nossa decisão é uma forma de protestar, pois essa conferência não representa a expressão do desejo da sociedade e sim de organismos governamentais”, concluiu.

FONTE : Folha de Boa Vista