Operação entre Policia Federal, Ibama e Kaiapós retiraram garimpeiros dentro da área indígena

A operação foi comandada pelos indígenas kaiapós que mantem base no município de Novo Progresso. 

Segundo informações os indígenas solicitaram a Policia Federal e IBAMA ajuda para retirar garimpeiros que extraem ouro dentro da terra indígena dos Kaiapos as margens do Rio Curua.

Operação conjunta da Polícia Federal, do Ibama e da Funai retirou os garimpeiros que funcionava ilegalmente em terras dos índios Kaiapó.

A polícia usou o helicóptero do IBAMA para retirar os garimpeiros quer foram presos até a sede do Ibama em Novo Progresso, após prestaram esclarecimentos, foram autuados e posteriormente liberados.

O garimpo existia há anos dentro da terra indígena, que fica a 60 quilômetros de Novo Progresso no sudoeste do Pará. A localidade dos garimpos e a área indígena pertencem ao município de Altamira, devido a geografia usam como base para manutenção o município de Novo Progresso.

Os indígenas também apreenderam barcos e motores e equipamento de pesca de pescadores que se encontravam no rio curua, com atividade pesqueira e outros de lazer dentro da área indígena.

No total, 09 pessoas responderão a processo por extração ilegal.

Fonte: Jornal Folha do Progresso

VER MAIS EM : http://amazonia.org.br/2013/08/opera%c3%a7%c3%a3o-entre-policia-federal-ibama-e-kaiap%c3%b3s-retiraram-garimpeiros-dentro-da-%c3%a1rea-ind%c3%adgena/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.