MPF visita aldeia indígena que sofreu violência na época da ditadura. Procuradores também se reúnem com Comitê da Verdade do Estado do Amazonas

A procuradora da República e coordenadora do grupo de trabalho (GT) Violação dos Povos Indígenas e Regime Militar da 6ª Câmara de Coordenação e Revisão (Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais) do Ministério Público Federal, Maria Capucci, e o procurador da República no Amazonas (PR/AM) e membro do GT, Julio José Araujo Junior, visitaram, no último dia 25 de julho, a comunidade indígena Waimiri-Atroari, localizada no Amazonas.

A aldeia sofreu violência por tentar impedir a construção da rodovia BR-174, que passava por seu território, na época do regime militar. A BR-174 interliga o estado de Roraima ao Amazonas e começou a ser construída nos anos 60. Os relatos são de que cerca de dois mil indígenas da etnia Waimiri-Atroari foram mortos entre 1972 e 1975.

A procuradora também se reuniu com o Comitê da Verdade do Estado do Amazonas para obter informações sobre pessoas que estiveram à frente da construção da BR-174, e também em busca de documentos que tratem do caso.

FONTE : Secretaria de Comunicação Social / Procuradoria Geral da República – MPF visita aldeia indígena que sofreu violência na época da ditatura — Procuradoria-Geral da República 

SOBRE NÓS | Waimiriatroarihttp://www.waimiriatroari.org.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *