Dia Internacional dos Povos Indígenas, por Ban Ki-moon

Mensagem do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para o Dia Internacional dos Povos Indígenas, lembrado no dia 9 de agosto.  

“Neste Dia Internacional dos Povos Indígenas, destacamos a importância de honrar os tratados, acordos e outros arranjos construtivos entre os Estados, seus cidadãos e os povos indígenas. Tais acordos consensuais permitem uma melhor compreensão de seus pontos de vista e valores e são essenciais para a proteção e promoção dos direitos e para estabelecer a visão política e as estruturas necessárias para diferentes culturas conviverem em harmonia.

Os povos indígenas representam uma diversidade notável – mais de 5 mil grupos distintos em cerca de 90 países. Eles representam mais de 5% da população do mundo,  atualmente são cerca de 370 milhões de indígenas no planeta. É importante que nós nos esforcemos para fortalecer as parcerias que ajudarão a preservar o vigor cultural e que facilitem a redução da pobreza, a inclusão social e o desenvolvimento sustentável.

Devemos assegurar a participação dos povos indígenas – homens e mulheres – na tomada de decisões em todos os níveis. Isso inclui discussões sobre a aceleração da ação para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e definição da agenda de desenvolvimento pós-2015.

Os povos indígenas deixaram claro que querem o desenvolvimento que leva em conta a cultura e a identidade e o direito de definir suas próprias prioridades. A agenda de desenvolvimento pós-2015 deve, então, incorporar os direitos, as perspectivas e necessidades dos povos indígenas.

A Conferência Mundial sobre Povos Indígenas no próximo ano oferece uma oportunidade para fazer avançar a causa dos povos indígenas em todos os lugares. Peço que os Estados-Membros tomem medidas concretas para combater os desafios que enfrentam os povos indígenas, especialmente sua marginalização e exclusão, honrando todos os compromissos e examinando o que mais pode ser feito.

Vamos trabalhar juntos para fortalecer os direitos dos povos indígenas e apoiar as suas aspirações. Vamos criar um mundo que valoriza a riqueza da diversidade humana e alimenta o potencial que esta oferece.” 

Saiba mais sobre a data em www.un.org/es/events/indigenousday

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *