Índios se reúnem para discutir garimpo na Terra Indígena Yanomami

Em Roraima, a Hutukara Associação Yanomami fará o Encontro Regional no Paapiú na Aldeia Maharau, de 18 a 21 de julho de 2013. O evento terá a participação de mais de 300 lideranças das regiões Paapiú, Kayanaú, Uxiú e Catrimani 1.

O tema principal da discussão será a invasão garimpeira na Terra Indígena Yanomami, mas serão discutidos também o aliciamento de lideranças para trabalhar no garimpo, a organização interna da Hutukara, mudanças climáticas e políticas públicas de saúde indígena.

De acordo com Dário Kopenawa, coordenador de Proteção Territorial da Hutukara, a situação do garimpo é uma das principais preocupações. “O número de garimpeiros aumentou recentemente na área Yanomami, mesmo com as operações da Fundação Nacional do Índio (Funai). A intenção é fazer com que as comunidades indígenas apoiem as ações do órgão e da Polícia Federal para combaterem o garimpo ilegal”, disse.

Em relação às políticas públicas, as lideranças irão discutir ações para melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo Distrito Sanitário Yanomami. A organização do evento destaca que há falta de remédios, estrutura nos postos de saúde na Terra Indígena Yanomami e muitos dos pacientes transferidos para Boa Vista poderiam ser atendidos na própria aldeia, “caso houvesse as condições estruturais necessárias para o atendimento”.

Quanto à educação, os indígenas argumentam que havia um modelo da educação bilíngue criado pelos próprios Yanomami, mas o sistema educacional oficial dificulta a forma de aprender de cada comunidade, o que provocaria uma “desvalorização da cultura”.

Também foram convidados para reunião e confirmaram presença os gestores dos órgãos da coordenação regional da Funai, André Vasconcelos, da Frente de Proteção Etnoambiental Yanomami e Ye´kuana, João Batista Catalano, e da Coordenação do Distrito Sanitário Yanomami, Joana Claudete.

VER MAIS EM: G1 – Índios se reúnem para discutir garimpo na Terra Indígena Yanomami – notícias em Roraima (globo.com)