RR – Projeto leva energia solar à Reserva Indígena

Comunidade indígena de Roraima que não dispõe de energia elétrica recebe Projeto Energia Solar Fotovoltaica, que consiste na tranformação do sol em eletricidade. Esta é uma iniciativa da Fundação Nacional do Índio (Funai) junto com o Instituto Federal de Roraima (IFRR), que visa melhorar e ampliar o sistema de produção agrícola na região, assim como promover a qualidade de vida aos moradores.

O trabalho será realizado na comunidade Manalai, localizado na Terra Indígena da Raposa Serra do Sol, município de Uiramutã, a Nordeste de Roraima, onde vivem aproximadamente 200 indígenas da etnia Ingarikó. Segundo o professor e coordenador do projeto, Paulo Soares, só é possível chegar a localidade por meio de avião.

Ele ressalta que a ideia central do projeto é fortalecer a comunidade quanto ao sistema de produção por meio de cultura irrigada, criando condições de auto sustentação. “Queremos contribuir nos conceitos de sustentabilidade ambiental, ao aplicar eficiência energética, através de um sistema de energia elétrica limpa de qualidade ininterrupta oriunda de fonte ecologicamente correta obtida de fonte inesgotável, o sol”.

Soares explica ainda que os sistemas fotovoltaicos são capazes de gerar energia elétrica por meio das chamadas células fotovoltaicas, que são feitas de materiais capazes de transformar a radiação solar diretamente em eletricidade. “O material mais difundido para este uso é o elemento químico silício”, afirma.

O projeto que, segundo o coordenador, será implantado ainda este semestre atenderá setores da comunidade como: casa de farinha, malocão de reuniões, posto de saúde com radiofonia, escola, bomba para captação de água potável e irrigação. “A implementação do projeto oportunizará melhorias significativas à comunidade”, ressalta.

Projeto
Dez alunos dos Cursos Técnicos em Eletrônica e Eletrotécnica do IFRR fazem parte do projeto Energia Solar Fotovoltaica. “Vamos ministrar cursos de capacitação para os indígenas da comunidade preparando-os para o suporte, monitoramento e manutenção do sistema fotovoltaico que será implantado”, diz Soares.

O trabalho levará também o desenvolvimento à comunidade Manalai por meio da utilização de tecnologias interativas de informação, o que reduzirá o isolamento e a exclusão do mundo digital oportunizando a realização de pesquisas e projetos educacionais, inclusive com tele-educação.

“A intenção das instituições envolvidas é oportunizar sobretudo o fortalecimento da agricultura, da criação de animais e o desenvolvimento de outras atividades que dependem da energia como serviços de artesanato e marcenaria”, destaca o coordenador.

Conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). A viabilidade do projeto de implantação da energia fotovoltaica só será possível em virtude de Roraima apresentar elevados índices solarimétricos, inclusive na região da Raposa Serra do Sol.

VER MAIS EM : G1 – http://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2013/04/projeto-leva-energia-solar-reserva-indigena-em-roraima.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *