Madeireiros peruanos são detidos no Parque da Serra do Divisor

Oito madeireiros peruanos foram detidos no interior do Parque Nacional da Serra do Divisor, no Acre, em operação coordenada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra a unidade de conservação (UC).

Encerrada ontem (2), a operação constatou a ocorrência de tráfico internacional de madeira na área sul do parque, na fronteira com o Peru. Foram localizados acampamentos e estradas e apreendidos mais de 350m³ de cedro, que seriam transportados para o território peruano.

A Operação Fronteira, como foi denominada, teve início no dia 20 de março a partir de denúncias feitas por moradores da região e constatadas durante sobrevoos de helicóptero do Ibama. Além da equipe do Parque Nacional da Serra do Divisor, participaram da ação fiscais do Ibama e agentes das polícias Civil, Militar e Federal.

Os peruanos foram flagrados no momento em que faziam a extração e o transporte ilegal da madeira. Os fiscais localizaram o acampamento utilizado como base pelo grupo, assim como equipamentos utilizados para a prática do crime ambiental. Todo o material foi destruído.

De acordo com o líder do grupo, eles atuavam no local há cerca de quatro meses, mas a área já vinha sendo explorada bem antes por um grande madeireiro da cidade de Pucalpa, no Peru. Segundo relatos dos próprios infratores, há outros acampamentos de extração de madeira na região, o que exige novas ações com maior apoio dos órgãos parceiros.

Os fiscais constataram um dano ambiental de cerca de 880 pranchas de cedro, totalizando mais de 350 metros cúbicos de madeira. Os peruanos, identificados no local, foram notificados e escoltados até a fronteira, por ser uma área de difícil acesso e por não haver estrutura para conduzi-los até a cidade de Cruzeiro do Sul, no Acre.

FONTE : Comunicação ICMBio – http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/3848-madeireiros-peruanos-detidos-no-parque-da-serra-do-divisor.html

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *