Encontro discute liberação de gás carbônico na atmosfera

Encontrar uma solução para uma das maiores causas do aquecimento global – a liberação de uma grande quantidade de gás carbônico na atmosfera – é um desafio para empresas de geração de energia e petroquímicas. O tema foi assunto de debate ontem (8) no 2º Congresso Brasileiro de Gás Carbônico na Indústria do Petróleo, Gás e Biocombustíveis entre as empresas do setor e especialistas. 

Durante a palestra, além do impacto ambiental provocado pela liberação do gás carbônico em altas concentrações com a queima de combustíveis fósseis pela indústria e pelo transporte, foi lembrado uso benéfico do gás carbônico na produção agrícola, na produção de biocombustível de alga, no congelamento de alimentos e como anestésico em animais de frigoríficos.

“O gás carbônico é um problema e também uma solução porque tem aplicações industriais”, disse o diretor do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ), Luiz Pinguelli Rosa. O professor disse que o grande desafio da sociedade é isolar o gás e capturá-lo das chaminés de fábricas.

Produtora de petróleo e gás, a Petrobras estuda formas de diminuir a liberação do gás carbônico na extração de seus produtos por meio de investimentos nas refinarias. “Não tem como acabar com a poluição, mas tem como diminuir o impacto”, disse a consultora sênior da estatal, Glenda Rodrigues. “Porém, os custos são altos”.

O diretor de Exploração e Produção da Petrobras, José Miranda Formigli Filho, disse que a empresa vem utilizando o método de injeção de gás carbônico para aumentar a eficiência da produção no pré-sal e não desperdiçar o gás. “O petróleo pode ficar preso no reservatório e o gás facilita a saída”, explicou Pinguelli Rosa.

A professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Rosana Fialho acrescentou que para diminuir o impacto da liberação de gás carbônico é preciso investir em tecnologia. Os métodos atuais são de pouca eficiência na captura do gás nos processos industriais. “Precisamos desenvolver tecnologias alternativas e torná-las viáveis economicamente”, disse.

Por: Isabela Vieira
Fonte: Agência Brasil – EBC
Edição: Fábio Massalli

VER MAIS EM : http://amazonia.org.br/2013/04/encontro-discute-libera%C3%A7%C3%A3o-de-g%C3%A1s-carb%C3%B4nico-na-atmosfera/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *