Senado Federal – Comissão de Meio Ambiente debate o Plano Estratégico de Afluentes do Rio Amazonas

A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) realiza na terça-feira (19) audiência pública para debater o Plano Estratégico de Recursos Hídricos dos Afluentes da Margem Direita do Rio Amazonas, da Agência Nacional de Águas (ANA). O debate atende requerimento do senador Jorge Viana (PT-AC), considerando que o Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março. 

Foram convidados para a audiência pública o presidente e o superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos da Agência Nacional das Águas, Vicente Andreu Guillo e Ney Maranhão.

Os principais afluentes do Rio Amazonas pela margem direita são os rios Javari, Jutaí, Juruá, Purus, Madeira, Tapajós e Xingu. O plano se propõe a prover efetiva gestão dos recursos hídricos, de modo a garantir o uso racional e sustentável desses afluentes.

Segundo o presidente da CMA, senador Blairo Maggi (PR-MT), a proposta é “conhecer de perto as melhores formas de explorar esses rios, considerando a necessidade de investir no desenvolvimento socioeconômico da região”

FONTE : Agência Senado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *