RR – Escolas iniciam atividades de educação ambiental

A Secretaria Estadual de Educação e Desportos de Roraima (SEED/RR), por meio da Divisão de Educação Ambiental (DIAB), divulgou o calendário de atividades para 2013. Todas as ações buscam o fortalecimento da educação ambiental nas instituições de ensino da Capital e também do interior do Estado.

No mês de fevereiro a equipe da DIAB estará em contato com as escolas que desenvolvem as Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vida), e Agenda 21 para sensibilização e preparação para a IV Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, que ocorrerá em novembro deste ano.

“Em 2013 pretendemos fortalecer e ampliar as ações das Agendas 21 e Com-Vidas com foco em atividades voltadas à Conferência. Vamos propor ações sobre: ‘como transformar a escola e a comunidade em que está inserida, em espaços inovadores sustentáveis?’, que é o tema da Conferência”, informou Tácio Raposo, chefe da DIAB/SEED.

Seguindo a programação, em março, entre os dias 12 a 14 está prevista uma oficina de Conferência para multiplicadores que atuam em escolas da Capital e de 18 a 28 será a vez dos profissionais do interior. No dia 22 será realizada a “Benção das Águas”, com atividades diferenciadas nas escolas em comemoração ao Dia Mundial da Água.

Nos meses de abril e maio, serão realizadas Conferências pelo Meio Ambiente nas escolas. Em junho, no período que vai de 02 a 06, será realizada a Semana do Meio Ambiente. Em julho, haverá o cadastramento de projetos junto ao Ministério da Educação (MEC).

Em agosto, seguem as Conferências pelo Meio Ambiente nas escolas e em setembro, de 10 a 14 será realizada a Conferência Estadual pelo Meio Ambiente. No mês de outubro está programado um encontro preparatório para a Conferência Nacional e no dia 21 será celebrado o Dia da Árvore com uma programação diferenciada nas instituições de ensino.

E em novembro, de 13 a 18 em Brasília (DF), ocorrerá a IV Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, com o tema: “Vamos cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis”.

RORAIMA

Segundo a DIAB, em todo o Estado, 52 escolas estaduais, (entre instituições da Capital, da área rural, interior e indígenas) possuem Agenda 21, que é um plano de ação para ser adotado global, nacional e localmente. Suas ações prioritárias são programas de inclusão social, a sustentabilidade urbana e rural, a preservação dos recursos naturais e minerais e a ética política para o planejamento rumo ao desenvolvimento sustentável.

Além disso, 30 instituições de ensino, sendo três indígenas, desenvolvem ações nas Com-Vidas, contemplando uma média de 30 mil alunos. As Com-Vidas formulam uma nova gestão de organização nas escolas com a criação de conselhos para fomentar o debate sobre os temas relacionados ao meio ambiente.

As Com-Vidas também incentivam ações de preservação do patrimônio público, práticas do bem viver (valorizando o respeito mútuo e a prática da boa educação), coral, pinturas em muros, fanfarra com instrumentos musicais reciclados, e tantas outras ações voltadas para a área da educação ambiental que são desenvolvidas nas escolas diariamente.

DESTAQUES

Ao fazer um balanço do ano de 2012, o chefe da DIAB, Tácio Raposo avaliou como positiva todas as atividades realizadas pelas escolas estaduais e destacou o trabalho de algumas instituições de ensino.

“Todas as escolas estaduais estão de parabéns pois tiveram uma participação excelente nas ações ambientais. A escola Pedro Elias por exemplo, foi finalista do Prêmio Nacional promovido pela Agência Nacional de Águas [ANA] e as escolas Lobo D’Almada e São Vicente concorrem ao prêmio Peter Murany”, comemorou Tácio.

Todos os prêmios estimulam e reconhecem as ações relacionadas à conservação do meio ambiente, práticas sustentáveis e a sensibilização da comunidade escolar quanto às questões relacionadas ao tema.

Tácio destacou ainda o trabalho realizado no interior do Estado, como das escolas indígenas Tuxaua Manuel Horácio (Amajarí) e Lino Augusto (zona rural) e também na escola Venceslau Catossi, localizada no município de Mucajaí.

FONTE :  http://www.bvnews.com.br/noticia.php?intNotID=1316 (disponível em: fevereiro 2013)