Suiá Missú – Despejados da Suiá recebem doações de alimentos e roupas no Araguaia

As famílias despejadas do Posto da Mata, em Alto Boa Vista, estão recebendo doações de diversos lugares do estado e até mesmo do país. Nesta quarta-feira (9), a igreja Assembléia de Deus, esteve no abrigo montado provisoriamente em duas escolas levando 7 toneladas de alimentos e roupas para os produtores rurais retirados das próprias terras com a desocupação da Suiá Missu. 

Segundo os desabrigados, os alimentos chegam em boa hora. Os despejados, abrigados em escolas, perderam tudo e não sabem para onde ir. Eles aguardam uma posição do governo se vão receber ou não uma nova área. O pastor José Fernandes, da Assembléia de Deus – ministério Madureira – esteve pessoalmente entregando as doações e afirmou que a situação é triste. 

A desocupação da área remanescente de Suiá-Missú, demarcada como terra indígena Marãiwatsédé, está quase terminada. Porem as tropas da Força Nacional, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Exército permaneceram na região acompanhando a retirada de objetos das casas. Alguns produtores ainda estão tirando telhas, tijolos e madeiras. 

A gleba Suiá Missu está desaparecendo, depois de 40 anos, para dar lugar à reserva indígena Marãiwatsédé reconhecida em decreto em 1998. Os prefeitos do Norte Araguaia estão cobrando uma posição dos deputados e senadores de Mato Grosso sobre o destino dos despejados da Suiá. Com o fim da gleba, o município de Alto Boa Vista perde mais de 80% de suas terras para a reserva indígena. 

Xavantes 

Os índios xavantes devem ocupar a reserva a partir de fevereiro. Esse é o prazo estipulado pelos técnicos da FUNAI para que os índios comecem a ocupar a Marãiwatsédé. Na região o clima ainda é tenso entre produtores e alguns índios por causa do fim da gleba Suiá Missu e a ocupação dos índios deve ser cercada de todas as atenções.

VER ÍNTEGRA EM : www.olhardireto.com.brhttp://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?noticia=Despejados_da_Suia_recebem_doacoes_de_alimentos_e_roupas_no_Araguaia&id=300179

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *