RR – Encontro Tamî’kan vai discutir caminhos da Educação Indígena

Professores que participam do curso de formação indígena Tamî’kan estarão reunidos de 1° a 3 de fevereiro para o 1° Encontro dos pensadores da Educação Indígena, que terá como tema “Os caminhos da Educação Indígena e da Educação Escolar Indígena em Roraima”. O evento será no Centro Regional da Região da Raposa – Lago Caracaranã, das 8h às 22 horas.  

O encontro integra as atividades do curso Tamî’kan, ofertado pelo Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima (CEFORR), da Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED) e busca promover uma reflexão sobre a construção do processo de ensino-aprendizagem e sobre a dinâmica que a educação indígena caminha no Estado de Roraima.

O encontro irá contar com discussões em mesas redondas, apresentação de pesquisas, relato de experiências de escolas e centros. Haverá ainda apresentações culturais indígenas como canto, dança paródia, literatura de cordel, poesias, música, jogos e atividades recreativas.
“A ideia do encontro é discutir sobre como construir uma educação escolar de qualidade sem deixar de lado os costumes, a cultura e a língua materna indígena”, explicou Simone Batista, diretora do CEFORR.

Ela reforçou ainda que a atividade irá integrar questões referente à educação, meio ambiente, história e cultura da educação indígena do Estado de Roraima. Devem participar do encontro, 80 pessoas entre cursistas e convidados, entre eles, lideranças indígenas.

TAMÎ’KAN

O Tamî’kan, que na língua Macuxi quer dizer “sete estrelas”, busca formar professores que já atuam como docentes nas comunidades indígenas, mas que não têm formação em Magistério. Durante o curso, são ministradas aulas de Gestão Educacional, Antropologia, Didática da Língua Portuguesa, Arte Indígena, Espanhol, Informática, História da Educação, entre outras disciplinas como Física, Química, Português, Matemática e também estudam a Língua Materna.

É realizado a partir dos princípios da Educação Indígena, com respeito aos processos próprios de ensino e aprendizagem, valorização da língua materna indígena e diálogo intercultural. Participam desta etapa do Tamî’kan, 56 docentes.     Os professores atuam em instituições de ensino localizadas na Região das Serras, Baixo Cotingo, Raposa, Amajarí, São Marcos, Wai-Wai e Serra da Lua. E pertencem as etnias Macuxi, Wapichana, Wai-wai, Ingaricó e Yekuana. O curso teve início no dia 17 de dezembro e seguirá até o dia 5 de fevereiro. As aulas acontecem no próprio CEFORR.

Roraima tem 248 escolas indígenas

De acordo com o Censo Escolar da Educação Básica 2012, em Roraima existem 248 instituições de ensino indígenas que oferecem aulas nas modalidades de Ensino Fundamental (1° ao 9° ano), Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Um total de 1.038 docentes atua nestas escolas, sendo que apenas 19 são professores não-indígenas.

As instituições estaduais indígenas terão um Calendário Escolar diferenciado. Em 2013, das 248 escolas, 192 irão iniciar as aulas no próximo dia 04 de fevereiro, seguindo o Calendário Escolar das instituições da Capital e interior.

Outras 56 unidades de ensino iniciarão as aulas somente no dia 12 de março, em virtude de os professores estarem participando do curso de formação Insikiran. Para estas escolas, as aulas seguirão até o dia 30 de dezembro já com previsões de dias para reposição de modo que os alunos não tenham nenhum prejuízo no aprendizado.

Em busca da melhoria da qualidade do ensino, as escolas indígenas trabalham em parceria com os Centros Regionais Indígenas, que são uma extensão da Secretaria Estadual de Educação. Existem oito centros espalhados nas seguintes regiões: Taiano, Normandia, Baixo Cotingo, Surumú, Serra da Lua, Amajarí, São Marcos e Serras. Os Centros Regionais são responsáveis por dar suporte às escolas com a distribuição de material pedagógico, orientações e realização de oficinas.

FONTE  :  Folha de Boa Vista – http://www.folhabv.com.br/noticia.php?id=145210

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *